3 dicas sobre como fidelizar clientes

A importância do cliente para o negócio, que já é grande, se multiplica quando se trata de um cliente fiel. Isso porque esse tipo de consumidor gera economia para empresa, pois os custos com a manutenção de um cliente são menores do que com a prospecção, além de que o retorno é mais garantido. Soma-se a isso o fato de que esse cliente também funciona como um disseminador positivo da marca.

Dessa forma, a fidelização de clientes é uma estratégia inteligente e com resultados certos para o empreendimento. Pensando nisso, listamos algumas dicas para que você saiba como fidelizar clientes e colher os frutos desse investimento para o seu negócio!

1. Preço e atendimento não resumem a fidelização de clientes

Alguns gestores pensam que coisas como preço baixo e bom atendimento são o suficiente para fidelizar clientes. Eles estão errados!

Em relação ao preço, basta lembrar que algumas marcas caríssimas que tem clientes muito fieis, embora existam outros produtos semelhantes no mercado. A Apple é um ótimo exemplo disso. Quanto ao bom atendimento, o consumidor certamente entende que isso é o mínimo que você deve fazer. Então, como fidelizar clientes? Vamos ver.

2. Pesquise o seu cliente real e potencial

Você já deve ter visto essa dica em outros contextos. É porque conhecer o seu cliente de verdade é realmente importante para os mais diversos aspectos do seu negócio e, mais uma vez, é esse conhecimento que vai te revelar como fidelizar clientes, ou melhor dizendo: os seus clientes.

Cliente é um termo genérico, contudo, as pessoas são diferentes. Naturalmente, os consumidores de um determinado produto ou marca também apresentam certas particularidades que precisam ser conhecidas, para que seja possível atendê-lo como ele gostaria de ser atendido e qualificar o produto ou serviço para que ele fique mais satisfeito.

Sendo assim, não economize pesquisas! Aproveite cada oportunidade para demonstram o quanto você se importa com o seu cliente e deseja saber mais sobre ele. Faça questionários, inclua sondagens na abordagem dos seus vendedores e atendentes, faça um “quiz” interativo e lúdico na sua rede social, enfim, use sua criatividade para conhecer seu consumidor ao máximo!

3. Entenda que a experiência é um dos maiores segredos sobre como fidelizar clientes

Os verdadeiros consumidores, isto é, aqueles que não compram apenas quando precisam, mas que realmente mantém vínculo com produtos e serviços ao ponto de se tornarem clientes fiéis, não estão interessados apenas na aquisição de um bem ou serviço: eles querem experiências memoráveis.

É por isso que existem marcas que, embora mais onerosas, tem um público estável e ansioso por novos lançamentos. Entenda como o seu negócio pode oferecer ao seu consumidor uma experiência única e especial. Coisas simples podem fazer a diferença. Novamente, use a criatividade e o conhecimento que você adquiriu sobre o seu cliente e, com certeza, você vai se sair bem.

Uma opção, por exemplo, é ter um ambiente marcante pela decoração, perfume e outros elementos diferenciados. Quer dizer que investir em decoração pode ser uma maneira de fidelizar clientes? Pode sim. Assim como ter um café disponível, brindes, sorteios, eventos e tantas outras possibilidades, sempre somadas a um ótimo atendimento, que cumpre o que promete!

A partir dessas dicas básicas você é capaz de entender como fidelizar clientes na sua “raiz”, de modo que poderá desdobrar várias ações de acordo com o perfil do seu negócio e do seu público. É importante, também, que você continue ampliando o seu conhecimento sobre empreender. Esse artigo te ajudou? Continue acompanhando temas semelhantes curtindo a página da Visa Móveis no Facebook!

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