6 dicas surpreendentes sobre como liderar uma equipe!

Podemos entender a liderança de duas maneiras. Uma é enquanto uma competência pessoal e, dessa maneira, ela pode estar presente em qualquer pessoa independentemente do cargo que ela ocupa. Aqui, liderança diz respeito à capacidade de um indivíduo em inspirar os outros, em ser uma referência, um modelo para os demais.

A outra possibilidade é relacionada a um cargo dentro de uma organização. Nessa situação, a pessoa tem a função de ser líder dos demais, isto é, atribuir funções, monitorar as tarefas, instruir, avaliar e direcionar atividades. Nesse contexto, outros elementos além da própria pessoa podem influenciar.

Uma organização precisa que a liderança tenha êxito nos dois sentidos. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas sobre como liderar uma equipe que consideram esses diferentes fatores. Confira!

1. O líder deve ter uma postura de diálogo aberto e constante

O diálogo é senso comum quando o assunto é como liderar uma equipe. É isso que diferencia um líder de um chefe. Uma boa liderança depende da escuta, de priorizar a pergunta antes da afirmação a fim de estimular a conversa e o desenvolvimento sobre as questões, de aceitar e articular diferentes pontos de vista na resolução de um problema ou realização de um trabalho.

2. Feedback e apoio aos colaboradores são fundamentais

Delegar funções e cobrar resultados inevitavelmente faz parte da missão de liderar. Contudo, não se pode fazer isso sem o auxílio constante do feedback e do apoio, no sentido de oferecer orientações e sugestões que contribuam para o desenvolvimento dos colaboradores. Essas duas culturas, em vez de fazer o funcionário se sentir oprimido e exausto, fará com que ele se sinta motivado e valorizado.

3. Não há como liderar uma equipe sem se qualificar

Liderar é um desafio! Mesmo aqueles que tem uma “vocação” para isso, quando inseridos em uma organização, precisam adequar suas habilidades às competências técnicas necessárias para liderar conforme os objetivos empresariais. Sendo assim, se qualificar é fundamental.

4. Seus colaboradores também precisam de qualificação

Uma das coisas que muitos gestores ignoram sobre como liderar uma equipe, é que nem tudo gira em torno do líder. A qualificação dos colaboradores também irá interferir no quanto a liderança será efetiva. Eles precisam falar a mesma língua do líder, estarem atualizados com as demandas e necessidades da organização, e com as competências afiadas para cumprir as orientações e participar ativamente da empresa. Simplificando: o líder não faz tudo sozinho, logo, precisa de uma equipe competente.

5. Aplicativos online ajudam na comunicação transparente e integração

A tecnologia pode facilitar muito o desafio de liderar. A partir do uso de aplicativos destinados à organização e acompanhamento de tarefas, por exemplo, é possível que o mesmo conteúdo, orientações e discussões fiquem acessíveis para todo o grupo ao mesmo tempo. Isso evita conflitos e reclamações sobre possíveis predileções ou informações dúbias. Mas o grande forte desse uso é a ampliação e qualificação da comunicação entre o líder e a equipe.

6. Um escritório mais humano favorece uma boa liderança

Imagine um espaço com salas isoladas, móveis sóbrios e “densidade” na composição. Ela será ideal para trabalhos solitários e pessoas que agradam ou precisam desse tipo de ambiente. Mas será que ele é favorável para liderar uma equipe? A verdade é que a composição de um escritório pode fazer toda a diferença para facilitar ou dificultar a liderança.

Atualmente, conforme a natureza da empresa, espaços mais horizontais, onde as pessoas possam se ver e interagir no cotidiano laboral, com aspectos mais descontraídos e agradáveis visualmente, podem gerar uma abertura e disposição nos colaboradores, aproximando-os, facilitando a integração e a aceitação da liderança.

Essas são nossas dicas especiais sobre como liderar uma equipe. Agora basta analisá-las de maneira articulada com o seu contexto para entender como aplicá-las à realidade da sua empresa. No que se refere à estrutura do espaço para favorecer a liderança, nós podemos te ajudar. Conheça os projetos de escritório da Visa Móveis e dê um passo para uma liderança mais efetiva!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *