Conheça os 7 principais tipos de sociedade empresarial

Uma sociedade empresarial consiste na reunião de empresários, de maneira profissional, em um mesmo empreendimento. Isso envolve a distribuição de responsabilidades, divisão de investimentos e lucros, decisões conjuntas, dentre outros fatores que diferenciam gerenciar uma empresa sozinho ou em grupo.

Para além disso, existem diferentes tipos de sociedade que oferecem variados modos jurídicos de atuação para as empresas. Então, se você está pensando em empreender em conjunto com outras pessoas, precisa conferir qual dessas possibilidades melhor se adequa a sua empresa. Veja a seguir!

Tipos de sociedade empresarial

1. Sociedade simples

Dentre os tipos de sociedade, essa é uma opção para empresas que oferecem apenas serviços, com parceiros do mesmo ramo que são responsáveis pela atividade fim da companhia. O registro é simples e pode ser feito em um Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

2. Sociedade em Nome Coletivo

Essa natureza de sociedade pode ser composta apenas por pessoas físicas e os sócios têm responsabilidades ilimitadas. Uma ressalva é que a administração da empresa só pode ser realizada por eles, isto é, não pode ser executada por pessoas contratadas para essa finalidade.

3. Sociedade Limitada

Nesse tipo de sociedade cada sócio entra com uma porcentagem de investimento no capital social, que não precisa ser igual, e participam da administração da empresa de modo proporcional ao investimento realizado. Se a empresa vier a falir, é possível preservar o patrimônio dos associados.

4. Sociedade Anônima

A sociedade anônima é um dos tipos de sociedade empresarial voltado para o objetivo de acumular capital. Seu modo de funcionamento é a partir da divisão de ações, que conforme o preço de emissão, limitam a ação dos sócios e acionistas.

5. Sociedade em Comandita por Ações

Essa modalidade de sociedade também funciona por ações, possuindo um capital social que é dividido por cotas. Contudo, somente os sócios administradores, definidos previamente, possuem a responsabilidade ilimitada sobre as funções sociais da empresa. Se ocorrer a falência do negócio, o patrimônio dos sócios diretores só será prejudicado caso extinto capital social do empreendimento.

6. Sociedade Cooperativa

As cooperativas são tipos de sociedade empresarial de natureza civil, com foco na prestação de serviços exclusivamente para os associados. Empresas nessa condição jurídica não estão sujeitas à falência, não possuem fins lucrativos e apresentam uma gestão democrática, com participação ilimitada de todos os sócios.

7. Sociedade em Conta de Participação

Diferente dos outros tipos de sociedade apresentados, essa modalidade tem uma diferenciação entre os sócios como ostensivos e participativos, sendo que os sócios participativos já foram conhecidos como “sócios ocultos”. Os ostensivos são responsáveis juridicamente, socialmente e administrativamente pela empresa, enquanto os participativos não acumulam responsabilidade jurídica.

Esses são os principais tipos de sociedade empresarial que existem e são praticadas no Brasil, mas também existem outras opções menos utilizadas, como a sociedade em comandita simples. É importante identificar qual melhor se encaixa no perfil do seu negócio e relação com sócios para definir a relação jurídica mais adequada, pois a sociedade, mais do que uma formalização, é também direcionadora dos rumos do empreendimento. Esse artigo te ajudou? Deixe um comentário com a sua opinião!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *