ferramentas gratuitas para o pequeno empreendedor

9 principais ferramentas grátis para o pequeno empreendedor

Começar um negócio exige proatividade para lidar com inúmeras tarefas sem perder o jogo de cintura com a organização. Para o pequeno empreendedor que, geralmente, conta com uma equipe de trabalho e recursos menores, esse desafio é ainda maior.

No entanto, atualmente existem ferramentas integralmente ou parcialmente gratuitas que podem auxiliar os empreendedores iniciantes a prosseguirem com sucesso em seu empreendimento. Todos eles podem ser acessados do smartphone, tablete ou computador. Confira a seguir uma lista com as principais ferramentas que poderão te ajudar.

1. Agendor

O Agendor é um aplicativo que pode ajudar o pequeno empreendedor com suas vendas a partir de funções como centralização do cadastro de clientes, controle de entradas e saídas dos produtos, análise de desempenho da equipe, dentre outros. Ele tem uma versão gratuita e três planos pagos.

2. Expensify

Com esse aplicativo é possível organizar as finanças a partir da importação de dados ou cadastro manual. Ele ainda conta com palestras para empreendedores, ensinando a usar melhor a ferramenta para a gestão dos negócios. O app também conta com uma versão gratuita e versões pagas.

3. Qipu

Para manter seu crédito, investimentos e organização, é fundamental que o pequeno empreendedor cumpra suas obrigações fiscais e comerciais. O Qipu é um aplicativo que pode ajudar nisso, auxiliando no controle dessas obrigações e também de benefícios aos quais tem direito a partir de alertas.

4. Todoist

Essa ferramenta tem a função de gerenciar listas de tarefa, permitindo o maior controle de projetos individuais e empresariais. Ela tem a vantagem de funcionar, também, off-line e conta com uma versão gratuita e paga.

5. Trello

O Trello também permite a organização de diversas listas de forma integrada e com um design diferenciado. Dessa forma, é um organizador de tarefas que pode ser usado junto a equipe e também possibilita subir os arquivos para serviços de nuvem, como o Google Drive e o Dropbox.

6. Asana

Mais um aplicativo que auxilia a organizar tarefas, mas, acredite, nunca é demais. Cada tipo de negócio irá encontrar o mais adequado ao seu perfil. O Asana permite organizar e acompanhar projetos das equipes do início ao fim, com funções como editar, abrir conversas e deixar comentários. A versão gratuita permite a interação de até 15 membros, enquanto a versão paga oferece maiores benefícios.

7. CamCard

O pequeno empreendedor poderá dar adeus àquela pilha de cartões de visitas e à pouca praticidade de acessá-los quando necessário. Esse aplicativo permite salvar os cartões no celular, gerenciar e compartilhar. Uma mão na roda para o networking.

8. Skype

Bastante popular, o Skype é uma ferramenta muito útil para realização de conferências e reuniões, possibilitando, também, economizar com o gasto em ligações.

9. Google Drive

Um dos aplicativos de nuvem mais populares, o Google Drive oferece ao pequeno empreendedor espaço e praticidade para armazenar, organizar e compartilhar diversos documentos, como arquivos em doc., pdf., xml., dentre outros, automaticamente salvos e atualizados a partir da vinculação com uma conta no Google.

Agora basta escolher quais ferramentas funcionam melhor para o seu negócio e se organizar. Você já usou algum desses aplicativos ou outros? Qual foi o impacto desses recursos para o seu desenvolvimento como pequeno empreendedor? Relate sua experiência nos comentários!

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