saiba sobre atitudes de empreendedor e os erros mais comuns ao abrir um negócio

Atitudes de empreendedor: conheça 6 erros mais comuns no primeiro negócio

Para algumas pessoas, aprender com os erros é mais eficiente do que instruções. Mas isso não quer dizer que você precise passar por todas as consequências de errar no seu empreendimento para saber como lidar com ele. Basta entender o que não deve ser feito com base na experiência de outras pessoas.

Este artigo vai ajudar principalmente quem lida melhor com “o que não deve fazer” do que com “o que deve fazer”, mas poderá também ser muito útil para outros iniciantes no mundo dos negócios a entenderem quais atitudes de empreendedor costumam ser uma pedra no caminho para o sucesso.

1. Elaborar um projeto pouco realista

Quem realmente deseja tirar as ideias do papel precisa adaptá-las à realidade do mundo. Um negócio de “contos de fadas” dificilmente será exequível. Portanto, o que funciona melhor nesse momento é a simplicidade.

2. Ficar ansioso pelo sucesso e pelo lucro

É comum nos dias atuais querermos tudo para ontem. Mas, no mundo dos empreendimentos não é assim que funciona. Tem que ter paciência e planejamento para se manter de pé até que o negócio comece a dar resultados. Isso costuma demorar até mais de um ano. Então, se você quer dinheiro e sucesso rápido, pense bem, talvez empreender não seja a sua praia.

3. Não conhecer o próprio negócio

Esse erro é cometido, geralmente, em dois aspectos:

– Falta de conhecimento do nicho de mercado e fatores externos;

– Falta de aprofundamento e definição das características do próprio negócio.

Na realidade, esses erros se retroalimentam, pois se você não conhece bem o seu próprio empreendimento, acaba subestimando o mercado e se você não conhece o mercado, não tem referências para definir melhor o seu negócio com base na realidade.

Sendo assim, não ficar atento a essas questões é uma das atitudes de empreendedor que mais fazem os negócios pararem no meio do caminho.

4. Falta de planejamento financeiro

O planejamento financeiro inicial de um negócio é fundamental para que ele dê certo. Nesse sentido, é preciso levar tudo em conta, mas muitos se esquecem de pensar no capital de giro, que é o que mantém a empresa funcionando e não fazem um plano eficiente para a gestão do fluxo de caixa. Esse é o caminho para falência!

5. Não investir em marketing

Por incrível que pareça, esse ainda é um erro comum dentre as atitudes de empreendedor no primeiro negócio. Mas, pense bem: em um mercado amplo e competitivo, os clientes não vão chegar até sua empresa por mágica, certo? Só mesmo se a mágica for o marketing, e ele pode ser mesmo: se for bem planejado e executado de acordo com o mercado e o perfil dos clientes.

6. Apostar em atitudes estereotipadas de empreendedor

Algumas pessoas pensam que ser empreendedor é ser apaixonado pelo que faz, correr atrás dos seus sonhos, ter pensamento positivo e coisas afins. Não faltam textos motivacionais superficiais que dizem isso como se fosse o mais importante.

Olha, isso até é importante, mas se você só focar nisso, só vai ter o suficiente para viver uma fantasia. Então, seja realista para desenvolver em você atitudes de empreendedor que te levem a concretizar um negócio e não apenas a sonhar com ele.

Bom, ficamos por aqui com as dicas do que não fazer nos seus primeiros movimentos rumo ao empreendedorismo. Agora, se quiser saber também o outro lado da moeda, isto é, o que você pode fazer para empreender e dar certo, leia também nosso artigo: Como abrir um negócio lucrativo.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *