conheça o tipo de cadeira de escritório ideal

Cadeira de escritório: conheça os principais modelos

Os tipos de cadeira de escritório são muito variados, no entanto, em meio a essa diversidade, é possível encontrar os principais modelos. A maioria das variações parte desses modelos básicos, diferenciando-se em algo específico: na composição de um design, de uma função, de aspectos ergonômicos e outros detalhes.

Vamos conhecer hoje quais são os principais modelos de cadeira de escritório, com base nas semelhanças que elas apresentam mesmo nos diferentes estilos.

Cadeira fixa

A cadeira com base fixa tem, geralmente, 4 pés independentes, fazendo um ângulo de aproximadamente 90º com o chão. Os pés são predominantemente confeccionados em alumínio, na forma de canos finos e finalizados por uma ponta em plástico resistente.

O assento e o encosto são usualmente confeccionados em polipropileno ou estofado. A maioria dos modelos possui braços de descanso revestidos pelo mesmo material que o encosto e assento, o que faz com que ela se diferencie do modelo empilhável.

cadeira-fixa

Cadeira empilhável

A cadeira empilhável é semelhante à fixa, diferenciando-se pelo fato de que os pés possuem uma abertura maior, permitindo que elas possam ser empilhadas. Essas cadeiras são ideais para lugares que precisam de número maior de assentos em momentos pontuais, sendo assim, quando não estiverem em uso, podem ser guardadas com economia de espaço.

cadeira-empilhavel

Cadeira giratória

A cadeira com base giratória pode ter pernas independentes com rodinhas, ou uma base em forma de estrela ou círculo com rodízios. É uma cadeira versátil, que permite a locomoção do usuário sem que ele tenha que se levantar.

É mais indicada para colaboradores do que para clientes ou sala de espera. Encontra-se esse modelo nas linhas Secretária, Caixa, Executivo, Diretor e Presidente, cujas variações estão presentes principalmente no formato, ergonomia e material dos estofados.

cadeira-giratoria

Finalidades pontuais

Cadeira de auditório

As cadeiras de auditório se diferenciam por serem planejadas para longa permanência em um local, considerando o posicionamento em relação ao espaço de apresentação e fixação lado a lado, de modo a compor o espaço do auditório.

cadeira-auditorio

Cadeira universitária

As cadeiras universitárias são utilizadas principalmente para salas de treinamento, seleção e afins. A base é quase sempre fixa. Esse modelo apresenta um espaço inferior para acomodação de pertences e uma mesinha acoplada como apoio para escrita e leitura.

cadeira-universitaria

Designs diferenciados

Cadeira aproximação

O modelo de cadeira aproximação apresenta um design um pouco mais refinado e compreende as possibilidades de apresentação em base fixa, empilhável e giratória.

O cano que forma a base é contínuo, partindo do encosto ou do descanso de braço até o chão e seguindo para o outro lado, fazendo com que o perfil da cadeira forme uma espécie de “S”.

Além do aspecto estético, a estrutura contínua também faz com que esse modelo de cadeira de escritório tenha maior durabilidade, conforto e resistência que as cadeiras fixas ou empilháveis comuns.

cadeira-aproximacao

Poltrona

A poltrona é um modelo sofisticado, confeccionado em estofado, podendo ter um ou mais lugares. Ideal para salas de espera, são muito variados os modelos e designs que apresentam. No que diz respeito à base, a mais comum é a composta pelo próprio estofado.

No entanto, alguns modelos exploram possibilidades decorativas, como a poltrona com base taça, que tem o encosto e o assento compostos pelo estofado, como um sofá, mas estes se equilibram sobre um cano de metal, que é finalizado por uma circunferência cônica, lembrando, de fato, uma taça.

Outro modelo que também se diferencia no design é o de três pés, cujo assento e encosto, também na forma de estofado, se apoiam sobre três pés que partem do centro da poltrona e se abrem pelo chão.

poltrona

Encontrou aqui os modelos de cadeira de escritório que procurava? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários e vamos te ajudar!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *