5 coisas para você planejar antes de montar um escritório

Montar um escritório é apenas um estágio na consolidação de uma empresa e, por vezes, existe uma ansiedade em chegar nesse momento para ver as coisas funcionando na prática. Acontece que, para que essa ação seja realizada da melhor maneira possível e realmente contribua para a evolução do negócio, é preciso ficar atento a algumas questões antes da concretização do espaço de trabalho.

Para te ajudar nesse processo, apresentaremos a seguir algumas providências que precisam ser melhor planejadas antes da montagem do escritório em si. Confira!

1. Monte uma carteira de clientes antes de montar um escritório

Ao montar um escritório, é preciso ter em mente que você também terá despesas. Sendo assim, por mais que você confie no seu empreendimento, garanta que ele terá como sustentar um espaço próprio antes de concretizá-lo. Como fazer isso? Montando uma carteira inicial de clientes que proporcione ao negócio o potencial de se manter de pé e faça valer a pena ter um espaço específico para isso.

2. Tome as providências para regularização da empresa

Uma vez que você tenha clientes para começar, outro ponto importante a ser planejado e resolvido antes da montagem do escritório é a regularização da empresa. Estar nos conformes com o governo e outras instituições é fundamental, inclusive porque isso irá influenciar, por exemplo, na escolha da localização, pois nem todos os lugares podem ter um estabelecimento comercial. Verifique aspectos como documentação, tributos, registros, alvará e demais procedimentos de legalização da empresa.

3. Faça um levantamento da estrutura necessária e orçamentos

Para melhor escolher o espaço de atuação da empresa, é necessário levantar antes tudo aquilo que ela precisará para funcionar, desde equipamentos e móveis a funcionários. Isso é importante porque irá influenciar na determinação do espaço necessário ou revelar as adaptações, conforme o orçamento previsto e o capital real disponível para essa ação. Esse também é o momento de definir a “cara” que você quer que seu escritório tenha, pois também será uma variável para escolha do local e orçamentos.

4. Escolha da localização

A escolha do local de funcionamento da empresa deve ser estratégica. É preciso considerar qual região é mais interessante para os seus clientes e parceiros, assim como facilidade de acesso, segurança, estrutura comercial, concorrência, dentre outros fatores. Além disso, como observamos, é preciso verificar a disponibilização do alvará para atuação no local.

Deve-se considerar, ainda, a qualidade do espaço a ser alugado ou comprado, desde seus aspectos estéticos, até questões como instalações elétricas e hidráulicas, funcionamento do condomínio (se for o caso) e afins.

5. Contrate uma empresa para elaborar o projeto de escritório

Com os apontamentos anteriores definidos, a melhor maneira de montar um escritório que sirva bem a sua função, isto é, proporcione um ambiente confortável, funcional e uma boa identidade visual para a empresa, é escolhendo uma especialista para elaborar o projeto de escritório.

O projeto irá ajudar a alcançar a estrutura necessária a partir do espaço e orçamento disponíveis, valorizando aspectos estéticos e práticos do seu local de trabalho. Ele ainda poderá gerar economia para a sua empresa, uma vez que o espaço planejado apresenta menos problemas quando começa a funcionar de fato.

Siga essas dicas antes de montar um escritório e tenha sucesso nessa tarefa fundamental para a sua empresa! Para maior garantia desse resultado conheça a Visa Móveis, especialista no ramo de móveis para escritórios, além de fornecer o projeto que você precisa. Entre em contato!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *