Como abrir um negócio lucrativo

Se você deseja abrir um negócio lucrativo e chegou até aqui, está no caminho certo! Por quê? Não é raro que as pessoas sonhem em ter o próprio negócio e que ele seja bem-sucedido, algumas até mesmo entram de cabeça nesse impulso. Contudo, para alcançar o objetivo de ter um empreendimento de sucesso, e naturalmente isso também envolve lucro, o primeiro passo é buscar conhecimento e instruções para fazê-lo.

É justamente isso que propomos aqui: te oferecer dicas de como dar os primeiros passos em direção à conquista de um empreendimento lucrativo. Vamos te contar sobre aspectos que devem ser considerados com atenção quando você estiver montando seu negócio, de modo a garantir retornos satisfatórios e estáveis.

Faça uma análise do seu capital disponível e potencial

Dar os primeiros passos na concretização de uma empresa que renda frutos envolve dois fatores fundamentais: ter uma boa ideia e capital para sustentá-la. Contudo, o dinheiro vem primeiro do que a ideia, por uma questão lógica: sua ideia só será realmente boa se você tiver recursos para concretizá-la. Sem isso, ela nunca sairá do papel.

Sendo assim, você deve iniciar o seu negócio com duas perguntas:

– Quanto dinheiro eu tenho disponível para investir?

– Com quais possíveis investidores posso contar para iniciar meu negócio?

Independentemente de você já ter um capital inicial, é interessante buscar outros investidores, que poderão ser, por exemplo: familiares, investidor anjo, bancos, etc. Faça uma análise do seu contexto e levante seus recursos para que possa prosseguir.

Escolha o nicho de mercado mais adequado à sua realidade

Quando você já souber quanto dinheiro tem disponível e quanto poderá conseguir, é hora de escolher um nicho de mercado. Você deverá definir o “território” onde atuará. Para decidir isso, você deverá observar os seguintes fatores:

– O que gosto de fazer? O que me encanta?

– Quais são as minhas melhores habilidades?

– Em qual mercado meus gostos e habilidades seriam melhor aproveitados?

– Para qual desses nichos tenho o montante inicial suficiente?

– Desses possíveis nichos, qual poderia me trazer lucro? Por quê?

Esse é um passo importante em direção a abrir um negócio lucrativo que pede paciência, análise e pesquisa. Você deve responder e relacionar as respostas de cada uma dessas perguntas. A partir delas, decida em qual mercado vai investir e, siga em frente!

Estude o mercado escolhido e os seus consumidores

Uma vez que você tenha conseguido definir onde irá atuar, é hora de estudar o mercado escolhido e os potenciais clientes. Pesquise sobre outros negócios da área, conheça e converse com clientes desse tipo de produto ou serviço. Tome nota de tudo isso e faça suas análises. Procure montar o seu negócio de modo que ele se diferencie da concorrência e conquiste esses clientes a partir do que você tem disponível para começar.

Elabore um bom planejamento estratégico para ter um negócio lucrativo

Todas as ações anteriores envolveram estudo, pesquisa e análise, correto? Agora é o momento de organizar as ideias e montar o “esqueleto” do seu empreendimento! Registre de forma organizada e detalhada cada aspecto do que você propõe, levando sempre em consideração a pesquisa realizada.

O planejamento é muito importante para que um negócio seja lucrativo: é ele que irá orientar as ações da empresa. Avaliação e qualificação periódicas da execução do planejamento devem ser previstas em sua elaboração.

Tenha um controle financeiro impecável

Por fim, nada disso terá resultado se você não tiver um controle financeiro impecável. Todos os gastos, investimentos e retornos devem ser registrados, analisados e “destinados” de forma consistente e inteligente, direcionadas ao lucro.

Uma dica importante nesse caso é separar bem o seu dinheiro pessoal do dinheiro da empresa. Você também deve tomar cuidado para não se descuidar da qualidade do produto ou serviço escolhido visando obter lucro, pois isso acabará se voltando contra você.

Quando sua ideia estiver bem elaborada, é hora de correr atrás de possíveis investidores e parceiros. Se você não tentar fazer tudo sozinho, provavelmente o sucesso chegará mais rápido e de forma mais estável.

É importante lembrar que qualquer ideia bem estruturada e que recebe a dedicação do empreendedor pode ser um negócio lucrativo: desde alugar quartos até montar uma fábrica. O que importa é que a sua escolha te encante o suficiente para que você tenha prazer em estudar e se dedicar a ela, e que você estruture bem a gestão do seu empreendimento.

Você se sente preparado para abrir um negócio lucrativo? Interaja conosco e com outros empreendedores nos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *