aprenda como montar um escritório em casa

Como montar um escritório em casa?

Cada vez mais pessoas desejam iniciar um trabalho utilizando a estratégia de home office, considerando a flexibilidade de horários, a fuga do trânsito e ter uma alternativa ao ambiente de trabalho, que pode ser estressante para muitas pessoas.

Existem muitas maneiras de se organizar para ter um escritório completo e que atenda a todas as expectativas de uma empresa. Preparamos algumas dicas de como ter um escritório em casa.

Tenha disciplina

Trabalhar em casa requer uma mudança de hábitos. Coisas que fazemos quando estamos de folga em casa como assistir TV, levantar para pegar algo na geladeira ou idas excessivas ao banheiro podem prejudicar e muito a produtividade. O horário é você quem faz, porém esse horário definido deve ser aproveitado ao máximo, sem distrações. Tenha sempre em mente que durante o horário definido, aquele é o seu ambiente de trabalho e não a sua casa. Faça o que tem que ser feito sem deixar nada para depois.

Tenha um espaço confortável e siga as regras ergonômicas

Um dos maiores problemas do ambiente de trabalho é que às vezes ele pode ser desconfortável. Cadeiras incômodas, ambientes fechados e muito barulho, são coisas que devem ser evitadas ao máximo. Esse desgaste causado por um ambiente desconfortável pode provocar dores nos pés e problemas na coluna. Ajuste sempre a cadeira com a altura que se adapta ao seu corpo, preste atenção se seus pés estão fixados no chão. Observe também a posição do seu monitor, procure mantê-lo sempre visível como um todo. Não faça movimentos bruscos com a cabeça.

Personalize do seu jeito

Ter um escritório em casa te proporciona essa liberdade. Você define a decoração, a cor da parede, os quadros e até os porta-retratos na mesa. Deixe o seu escritório com a sua cara, tenha sempre objetos e lembranças de coisas de que você gosta. Deixe as cortinas em segundo plano, um pouco de luz natural pode ajudar a te manter acordado, dê preferência a um local com alguma janela para montar seu escritório.

Mantenha a organização

No seu escritório em casa, você é o responsável por toda a papelada que precisa. Organize bem os locais onde cada arquivo deve ficar, seja no computador ou em gavetas, sempre saiba onde está tudo. Organização é fundamental para não ter o trabalho de procurar algo que até ontem estava fácil de se encontrar. Economiza tempo e evita estresse.

Tenha um espaço para distração

O longo tempo de trabalho sem uma parada, mesmo que por pouco tempo, é prejudicial à saúde. É necessário ter uma pausa para se distrair do trabalho. Escolha um local confortável, que tenha opções de lazer rápido, mas que não tire a sua concentração do trabalho. O objetivo dessa parada é recuperar a sua energia e aumentar a produtividade, não fazer você desanimar do trabalho.

Mantenha tudo o que precisa por perto

Mantenha sempre tudo o que precisa ao seu alcance. Uma distração desnecessária que você pode ter no meio do trabalho é ter que levantar para pegar alguma coisa. Tenha uma gaveta próxima com todo o material necessário do seu trabalho. Isso facilita na organização e pode evitar que você perca uma ideia que teve e não encontrou uma caneta para anotar.

Combine com a sua família

Mesmo que em casa, aquele vai ser seu ambiente de trabalho. Você não vai parar para brincar com seu filho ou filha quando está produzindo um relatório e não vai fazer carinho no seu cachorro quando está resolvendo um problema urgente de trabalho. Sua família precisa entender a necessidade de respeitar o horário do seu trabalho. Sem bagunça, perguntas, distrações, barulhos e desvios de foco. Converse com eles, explique a necessidade da concentração, deixe claro os horários e os hábitos que tiram o foco do trabalho e que devem ser evitados por eles.

Alguns hábitos são fundamentais para otimizar o seu trabalho home office. É importante que você aproveite todo o horário que tem para desenvolver seus projetos. Dúvidas? Deixe-nos um comentário.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *