pessoas definindo como montar um pequeno negócio

Como montar um pequeno negócio: 5 passos essenciais

Muitas pessoas pensam que o principal requisito para montar um negócio é o dinheiro. No entanto, existem vários passos necessários para empreender que vão além disso. A organização, por exemplo, possibilitará que você faça mais com menos. A seguir, vamos te mostrar como montar um pequeno negócio.

1) Pesquisas relacionadas ao seu negócio

O primeiro passo para colocar em prática o seu negócio é realizar pesquisas para estruturar o empreendimento.

É preciso entender se a sua proposta resolve o problema, responde às necessidades ou agrega valor a algum público. Quem é esse público, como ele reage à sua proposta. Qual é a situação do mercado no qual você pretende ingressar. Essa etapa é muito importante, demanda a realização de testes e você precisa se dedicar a ela antes de prosseguir.

2) Elaboração de um plano de negócios

O plano de negócios funcionará como um orientador de todas as ações do seu empreendimento. Nele você deve descrever detalhadamente:

  • O que é a sua empresa;

  • Os produtos e/ou serviços que serão oferecidos;

  • O público-alvo;

  • Análise da concorrência;

  • Sistemas estratégicos e operacionais;

  • Estratégia de marketing;

  • Objetivos;

  • Projeções.

Pode conter também outras especificações que você julgue necessárias.

3) Planejamento financeiro

Paralelamente ao plano de negócios, o planejamento financeiro também manterá a sua empresa funcionando. Como estamos falando sobre como montar um pequeno negócio, de início, você se concentrará em projeções e ações iniciais para concretizar a empresa.

Sendo assim, você deve prever, registrar e orçar todos os gastos que a sua empresa terá, desde um clipe até os recursos humanos. Tudo deve ser registrado e orçado. Caso tenha algum investimento inicial, ele deve ser considerado. Para o restante do financiamento necessário você poderá buscar por alternativas como empréstimo bancário, subsídios, investidores anjos, dentre outros.

4) Estruturação legal

Após esses três primeiros passos cumpridos, é hora de realizar as ações para colocar a empresa na ativa. É muito importante tomar as providências legais para a sua regularização e formalização, tais como:

  • Estrutura comercial: determina o tipo de empresa. Isso fará a diferença, por exemplo, em relação aos tributos que serão recolhidos;

  • Registro do nome: você precisará de um nome comercial interessante e, ao mesmo tempo, disponível para uso;

  • Licenças e certificações: são variáveis conforme o seu tipo de negócio e o local onde irá atuar. Portanto, procure saber quais são as providências específicas da sua área nesse sentido.

A partir desses passos, formalmente, você terá uma empresa. Mas, é claro que outras providências ainda serão necessárias. Você terá que contratar uma equipe adequada ao perfil do negócio, montar um ambiente de trabalho, realizar capacitações e treinamentos. E ainda promover a sua marca e o seu negócio a partir de uma campanha de marketing bem estruturada.

5. Dica especial sobre como montar um pequeno negócio: ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é fundamental e influencia no percurso de uma empresa. É importante escolher a localização ideal, a estrutura adequada, combinar qualidade e orçamento. Assim você garante que o espaço é suficiente para a rotina de trabalho.

Mais do que isso, os aspectos funcionais e decorativos são de suma importância. São eles que determinam a imagem que cliente e investidores terão da empresa. Assim como refletem no clima organizacional, isto é, influencia na produtividade e desempenho da equipe.

Dessa forma, dê atenção especial a este aspecto na hora de colocar em prática o seu negócio. Não permita que todo o seu esforço escorregue em uma má administração do espaço físico.

Nesse sentido, a escolha dos móveis certos para o seu empreendimento e o planejamento dessa composição são fatores definitivos. Você não precisa ser um arquiteto ou decorador para ter sucesso nessa empreitada: basta contratar uma empresa especializada no assunto que seja sua parceira nessa missão, como a Visa Móveis.

Agora você já conhece os passos de como montar um pequeno negócio. Conheça a Visa Móveis e comece o seu empreendimento com chave de ouro!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *