aprenda a montar a sala de espera ideal

Como montar uma sala de espera para a sua empresa?

Não existe uma fórmula para montar uma sala de espera, pois deverá considerar aspectos específicos da empresa, como o público que irá frequentar e permanecer nesta sala, a natureza do seu negócio, o espaço e o orçamento disponível.

No entanto, um espaço de recepção sofisticado e agradável não é sinônimo de um alto custo, mas do uso inteligente do que se tem disponível associado à consideração das particularidades da empresa.

Pensando nesses fatores, vamos te dar algumas dicas para auxiliar na montagem desse espaço que é um verdadeiro cartão de visita para o seu negócio, além de ser determinante para a impressão que os clientes terão do seu empreendimento.

1. Associar funcionalidade, conforto e decoração

Os móveis e a sua disposição no espaço da sala de espera deverão considerar esses três fatores de forma articulada. É importante que a aparência do espaço seja agradável, mas também deverá ser confortável para as pessoas que estão esperando.

No que diz respeito à funcionalidade, é preciso levar em conta aspectos como circulação de pessoas e atividades serão realizadas na mesma sala, tais como as de recepcionistas e caixas. A falta de cuidado com um desses fatores poderá interferir negativamente em todos os outros.

2. Evitar exageros

Decoração e sofisticação são mais fáceis de serem alcançadas a partir da simplicidade do que pelo excesso. Portanto, deve-se cuidar para não exagerar na quantidade de cores, mas também não pecar pelo oposto, o que poderia deixar o ambiente monótono.

Isso também é válido para a quantidade de móveis no local e seus aspectos decorativos. Detalhes, ornamentos e afins deverão estar sempre harmonizados entre si e, mesmo assim, deve-se cuidar para equilibrá-los e não passar do ponto.

Um ambiente com referências muito variadas, em vez de agradável, acaba por ser poluído e poderá gerar cansaço e estresse nos clientes e funcionários da recepção.

3. Harmonizar os móveis e outros objetos com a arquitetura do local

A arquitetura é um elemento prévio à mobília e decoração. Embora, geralmente, a arquitetura de prédios e edifícios seja sóbria e permita maior liberdade na hora de decorar e mobiliar, este nem sempre é o caso.

Existem também detalhes que podem passar despercebidos e somente depois da montagem do local revelarem certa incompatibilidade com as escolhas. Como a sala de espera é o cartão de visita da empresa, deve-se ficar atento a isso!

Não perceber um detalhe essencial da própria estrutura pode ser um sinal de falta de profissionalismo. Portanto, observe bem o que a arquitetura oferece antes de montar a recepção, tanto para utilizá-la em seu favor, quanto para não cometer gafes.

4. Demonstrar consideração com o cliente

A recepção é um local que te oferece a oportunidade de demonstrar ao público que a empresa o conhece e se importa com ele. Sendo assim, é interessante que existam distrações adequadas para os clientes como revistas, livros, jogos, café, lanches e outros.

Tudo deve estar de acordo com o perfil de quem frequentará o espaço. Não se deve colocar, por exemplo, revistas de moda feminina em uma sala de espera para negociação de carros esportivos. Enfim, vale mais o bom senso e, principalmente, a criatividade para surpreender o cliente.

Essas são algumas dicas básicas para que você tenha sucesso ao montar a sala de espera da sua empresa. Precisa de mais dicas? Tem alguma ideia sobre o assunto e está em dúvida se ela seria mesmo interessante? Compartilhe conosco nos comentários e vamos continuar a conversa!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *