Descubra as 7 preocupações sobre como montar uma empresa

Cada vez mais, as pessoas buscam abrir o negócio próprio. De acordo com um levantamento da Unitfour, empresa de tecnologia e fornecimento de dados, o número de empresas abertas no Brasil cresceu 20% em 2016 comparado ao ano anterior. Antes de pensar sobre como montar uma empresa, porém, é preciso definir alguns pontos para ajudar a garantir o sucesso do negócio. Por isso, neste post, listamos algumas das principais preocupações de um verdadeiro empreendedor. Confira:

  1. Perfil empreendedor

Antes de empreender de fato, o aspirante de empreendedor precisa avaliar se tem mesmo capacidade para tocar um negócio, afinal ele será o seu próprio chefe. Isso quer dizer que disciplina, autogestão e espírito de liderança são fundamentais. Além disso, o empresário deve empreender por oportunidade, e não por necessidade. Dessa forma, todo o planejamento deve ser feito com foco em bons resultados, e não apenas na sobrevivência do negócio.

  1. Gestão de tarefas

Além de identificar se tem perfil empreendedor, o futuro empresário precisa analisar também o seu perfil pessoal. Isso quer dizer que, mesmo sendo dono da empresa, ele não dará conta de cumprir todas as tarefas ao mesmo tempo. O empreendedor pode escolher, no entanto, quais funções ele exercerá: há várias opções ligadas à gestão, operação, criação, etc.

  1. Sócios

Se você perceber que não conseguirá fazer tudo sozinho, comece a procurar um sócio. Além da divisão de tarefas, a sociedade é muito importante para agregar mais investimento ao negócio, tornando-o maior e com mais chances de dar certo. Muitas pessoas, no entanto, têm medo de escolher o sócio errado e colocar tudo a perder. A dica é encontrar alguém que tenha o mesmo propósito geral e com habilidades diferentes, que possam ser complementares às suas. Considere que saber como montar uma empresa não é para qualquer um e seu futuro sócio deverá, pelo menos, já ter passado por alguma experiência como esta. 

  1. Análise do mercado

Antes de fazer o planejamento do negócio, é preciso avaliar o mercado no qual ele será inserido. Como se posicionar? Quais serão os  seus principais concorrentes? Qual o perfil do público-alvo? Qual o diferencial de mercado fará a sua empresa se destacar? Essas são algumas das perguntas que devem ser feitas para conseguir avaliar de maneira adequada a capacidade de crescimento e os riscos do empreendimento.

  1. Planejamento

Uma das principais preocupações que um empreendedor deve ter em relação à abertura de um novo negócio é o planejamento. Isso porque, de acordo com o que o mercado e a empresa têm a oferecer, é possível traçar um panorama com previsões reais. Um planejamento bem-feito evita surpresas desagradáveis, a curto e médio prazo, que podem levar ao fechamento da empresa.

  1. Metas

Montar uma empresa fica muito mais fácil se os objetivos forem definidos. Colocando no papel as metas, sejam elas diárias, semanais, mensais, trimestrais ou anuais, você terá uma visão geral mais próxima do seu negócio. Essas metas, claro, devem ser reais e palpáveis, do contrário o processo ficará ainda mais difícil.

  1. Gastos

Uma das maiores preocupações dos novos empreendedores quando se deparam com um planejamento sobre como montar uma empresa, é quanto aos custos básicos. Claro que esse valor dependerá de uma série de fatores, como o tipo, o segmento de negócio, o porte do empreendimento e a estrutura mínima, mas é necessário listar todos os gastos com antecedência. Ter uma reserva de capital para o caso de imprevistos também é necessário.

 

Essas são algumas das preocupações mais comuns sobre como montar uma empresa. Embora não exista uma receita pronta para fazer o negócio dar certo, a coragem, a perseverança e o planejamento poderão ser grandes aliados. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *