Descubra qual tipo de empreendedor você é

Muitas pessoas sonham em ter o próprio negócio. De acordo com um estudo realizado pelo GEM, o Monitor Global de Empreendedorismo, metade da população brasileira tem potencial para se tornar um empreendedor. Mas, assim como as empresas são diferentes entre si, os empreendedores também têm perfis distintos. Neste post, você vai conhecer alguns dos mais comuns. Descubra qual tipo de empreendedor você é, ou se encaixa mais!

Qual tipo de empreendedor você é?

Empreendedor por necessidade

O empreendedor por necessidade é aquele que abre o seu próprio negócio a partir da falta de opções de trabalho. Um exemplo, é um profissional com muito anos de carteira assinada que foi demitido. Por não conseguir mais oportunidades de emprego, decidiu abrir uma empresa. De acordo com o levantamento do GEM, entre os empreendedores brasileiros 43% são desse tipo.

Na grande maioria dos casos, no entanto, essas pessoas não têm um planejamento adequado, o que faz com que as empresas fechem em pouco tempo. Isso porque, sem uma visão completa de mercado e uma preparação básica para empreender no ramo escolhido, acabam sendo esmagadas pela concorrência e insustentáveis pela má administração.

Empreendedor por oportunidade

Já os empreendedores por oportunidade são aqueles que, mesmo com possibilidades de emprego, decidem abrir o próprio negócio com planejamento, metas e uma visão estratégica do mercado. Com níveis gerais de capacitação e escolaridade mais altos, eles identificam um nicho com potencial de crescimento e investem em uma ideia que gerará empregos e renda. Nesse caso, as chances de sucesso são muito maiores que as de um empreendedor por necessidade, o que impacta positivamente no crescimento econômico do país.

Empreendedor individual

Ligado diretamente à necessidade de sobrevivência, o empreendedor individual geralmente trabalha sozinho ou com um funcionário. Na maioria das vezes, esse grupo representa pessoas que estão começando na carreira de empreendedor formal e começam a estruturar uma empresa. Apesar disso, ainda não pensam em um crescimento rápido do negócio.

Empreendedor social

Ao contrário do individual, o empreendedor social prioriza o trabalho em equipe. Ele pensa em fazer algo que melhore não apenas a sua vida, mas a da sociedade ao seu redor. Por isso, ele consegue inspirar outras pessoas a investirem nesse trabalho de transformação social. Geralmente, esse perfil é ligado a jovens que, ainda na faculdade, abrem o próprio negócio para resolver problemas que a área pública não consegue.

Empreendedor imitador

Esse tipo de empreendedor molda a sua empresa em modelos já consolidados. Imitando a estratégia, o planejamento e até a execução de outros empreendedores, ele tenta obter o mesmo sucesso. Não existe problema algum nisso, mas também não há garantia de que o empreendimento será igualmente bem-sucedido.

Empreendedor inovador

Marcado pela ousadia e a vontade constante de realizar mudanças, o empreendedor inovador está sempre correndo riscos. Também se diferenciando do resto do mercado. Ao contrário do imitador, que tenta copiar as estratégias de sucesso de outras empresas, ele é o responsável por abrir caminhos no nicho em que trabalha. Faz isso sendo criativo, curioso e com senso apurado de oportunidade.

Esses são alguns dos principais modelos de empreendedores. Mas, afinal, qual tipo de empreendedor você é? Compartilhe conosco!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *