Dicas para estruturar melhor o seu futuro escritório

Para definir qual é a melhor estrutura para um escritório, é preciso ter em mente várias questões como o tamanho do espaço, os recursos disponíveis para investimento, a finalidade do escritório, quantas pessoas trabalharão nele, como será a relação com clientes, dentre outras.

Mesmo assim, podemos falar um pouco sobre quais as melhores formas de estruturar o espaço de trabalho de acordo com algumas situações bastante comuns. Então, se você vai montar um escritório e está buscando pelas melhores alternativas, acompanhe nossas dicas.

1. Onde montar um escritório?

Para quem ainda não tem um lugar definido para montar um escritório, essa pergunta é primordial! O local de instalação do futuro escritório precisa ser pensado tanto no sentido de localização, quanto no sentido de estrutura.

Como o nosso foco é a estrutura, vamos deixar a localização para outra ocasião. Ao escolher um espaço para montar um escritório observe os seguintes fatores:

a. Instalações:

Verifique a quantidade e disposição de tomadas, se há cabos de internet, telefone e afins instalados. Se não houver, procure saber se a instalação é possível e se já houveram experiências anteriores. Além disso, evite alugar ou comprar espaços que apresentam muitos anos de construção sem uma reforma adequada, pois costumam apresentar complicações, por exemplo, para o uso de wi-fi, energia elétrica, dentre outras tecnologias necessárias em um escritório.

b. Dimensões e forma:

Observe o formato e a dimensão do local. Espaços cúbicos e amplos são os que oferecem mais flexibilidade para organização e disposição dos equipamentos na hora de montar um escritório. Fique atento à localização de banheiros e outros anexos para verificar como isso iria interferir na disposição de mobílias e divisórias. O ideal é que eles estejam próximos às arestas da sala. Observe, ainda, se a quantidade e disposição de janelas e portas atende às suas necessidades e como iriam interferir em possíveis divisões do espaço.

2. Como definir a mobília?

Para decidir qual é a melhor mobília para montar um escritório é preciso considerar o espaço. O espaço é amplo? Então você está livre para ousar na decoração e cometer alguns caprichos.

O espaço é estreito? Então opte pela decoração econômica, investindo em mobílias verticais, de canto e que permitam flexibilidade de formas na montagem.

3. Computadores: notebook ou PC?

Essa definição deverá considerar, além da finalidade do escritório, novamente, o espaço. Para locais com pouco espaço, os notebooks podem ser a melhor opção, pois são de fácil locomoção e indicados para atividades dinâmicas.

No entanto, dependendo da finalidade dos computadores, os PCs são mais resistentes e eficientes, particularmente para rodarem softwares pesados. Quem tem pouco espaço, mas precisa de computadores mais potentes, pode optar pelo desktop, que tem o gabinete horizontal, no qual o monitor fica em cima.

Como não se monta um escritório todos os dias, a dica final é: contrate um especialista no assunto para te ajudar! Um profissional sempre terá uma visão mais ampla de como aproveitar melhor o espaço e escolher os elementos mais adequados para compô-lo.

Estas são algumas considerações para você montar um escritório da melhor forma possível. Quer saber mais sobre o assunto? Tem alguma dúvida? Não hesite! Deixe aí nos comentários e vamos continuar essa conversa.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *