Empreendedor bem-sucedido: conheça os 5 passos fundamentais

Toda pessoa que tem potencial para promover transformações no modo de conceber um produto ou serviço, a partir de novos modos organizacionais e recursos materiais, é um potencial empreendedor. No Brasil o número de empreendedores vem crescendo nos últimos anos, principalmente no empreendedorismo de pequeno porte.

Em 2017, o número de MEIs (Microempreendedores individuais) somava aproximadamente 7 milhões. O sucesso dessa modalidade de negócio tem, como um de seus estímulos, a baixa burocracia, menos impostos, formalização on-line e a possibilidade de tocar o empreendimento de qualquer lugar, o que a torna uma ótima forma de começar.

Se você está buscando por orientações para dar os primeiros passos e ter mais chances de ser um empreendedor bem-sucedido, este artigo foi feito para você! Confira as dicas a seguir:

1. Busca de conhecimento

Para definir bem o que deseja fazer e desenvolver um produto ou serviço com potencial de sucesso na área escolhida, é preciso conhecer bem o nicho de atuação que abrangerá o seu negócio. Para isso, é preciso buscar conhecimento sobre ele: o mercado, potenciais concorrentes, perfil de possíveis clientes, forças e fraquezas da sua proposta, dentre outras questões. Estude, pesquise e faça testes com as suas ideias até encontrar a que apresenta melhores resultados.

2. Planejamento do negócio

Por mais simples que você imagina ser a sua proposta de empreendimento, ela precisa de planejamento. É necessário elaborar esse documento com todas as informações relevantes sobre o negócio: suas metas, objetivos, linhas de ação, gestão, finanças, dentre outras informações. Ele funciona como uma espécie de guia e deve ser acompanhado e avaliado periodicamente. Saiba que empreendimentos que não possuem um planejamento efetivo costumam “desaparecer”.

3. Gerenciamento financeiro

Independentemente do negócio, o controle financeiro é uma garantia de sobrevivência. Em primeiro lugar, um empreendedor bem-sucedido sempre terá limites bem definidos quanto às finanças pessoais e empresariais. Fora isso, todas as movimentações financeiras do empreendimento devem ser registradas, acompanhadas e avaliadas, a fim de direcionar assertivamente os investimentos, cortes e manter os custos em dia.

4. Investimento em marketing

Tonar o negócio conhecido e, de preferência, bem conhecido, é fundamental para ser um empreendedor bem-sucedido. O marketing deve ser visto como um investimento que trará retorno tanto nas vendas, quanto na consolidação da marca. Para os pequenos empreendedores, além do marketing digital e outras alternativas, é importante manter-se atento ao marketing pessoal.

5. O empreendedor bem-sucedido faz o que ama

Você pode correr atrás de empreender com algo que ame ou aprender a amar o seu empreendimento. Não importa, desde que seja apaixonado pelo que faz, as chances de sucesso aumentam, pois isso fortalecerá sua energia e persistência para lidar com os desafios de empreender.

Para cumprir com excelência esses e outros passos rumo a uma carreira de empreendedor bem-sucedido, você deve ter em mente que a atualização e capacitação são permanentes. A busca por conhecimento é o primeiro passo e deve fazer parte de todo o percurso de quem quer, realmente, deixar sua marca no mundo.

Sinta-se ainda mais preparado para a aventura de empreender lendo também o artigo: Saiba os principais desafios do empreendedor.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *