descubra como empreender em casa com 5 dicas

Empreender em casa: 5 dicas de negócios

Muitas pessoas sonham em deixar de bater cartão e ter o próprio negócio, mas pensam que para isso precisam de uma porção de recursos dos quais não dispõem. No entanto, existem diversas alternativas que facilitam começar o próprio empreendimento atualmente, basta disposição, disciplina e organização.

Uma das maneiras mais fáceis de começar é empreender em casa. Você pode fazer isso de forma regular, cadastrando-se como MEI (Microempreendedor Individual) e organizando um espaço na sua própria residência para dar os primeiros passos para independência ocupacional. A seguir você poderá conferir algumas dicas de negócios que podem ser realizados no conforto do seu lar.

1. Técnico de informática

Essa é uma possibilidade tanto para quem tem formação na área quanto para os autodidatas, que entendem tudo sobre o funcionamento de computadores. Nesse empreendimento, é importante ter um espaço particular e seguro para seu material de trabalho, com mobília adequada e o que for necessário. Ofereça apenas os serviços que der conta de realizar e crie um site, cartão de visitas, quem sabe um blog para atrair mais os clientes.

2. Consultorias diversas

Se você é muito bom em alguma coisa mas não quer trabalhar como empregado e ainda não tem condições de montar seu próprio escritório, a consultoria pode ser uma saída interessante e que vem crescendo no mercado. É uma oferta de serviços para orientar e assessorar as pessoas nessa área que você tem habilidades especiais, por exemplo: carreira, vendas, estética, eventos, enfim, são inúmeras as possibilidades!

3. Marketing Digital

Outra alternativa para empreender em casa que vem chamando a atenção e apresenta muita demanda é o marketing digital. Não existe uma única opção nessa área, você pode atuar como analista de marketing digital, redator, analista de mídias sociais, designer de conteúdo, dentre outras possibilidades e até em mais de uma: depende do que você sabe fazer e está disposto a aprender.

4. Webdesigner e programador

Hoje em dia ter um site não é uma particularidade de grandes empresas. Até mesmo pessoas físicas vêm investindo em sites para qualificar o marketing pessoal, expor portfólios ou porque querem mesmo. Portanto, se você tem essa competência, esse é um empreendimento com bastante potencial de clientes e mercado. É importante oferecer qualidade e modernidade, pois a competição, naturalmente, também será proporcional.

5. Secretária Remota

Muitos pequenos e médios negócios precisam de uma secretária e, no entanto, não tem um espaço para “abrigá-la”. Nesses casos, uma secretária remota é a solução, alguém que fará todo o serviço a partir da própria casa. É preciso ter o básico para isso: telefone, computador, aplicativos de organização e agenda, um espaço sem interrupções e ruídos, resumindo: algo que passe uma imagem de profissionalismo.

Dica geral para empreender em casa

Agora que você conhece algumas opções para empreender em casa, é importante saber também de alguns detalhes para que, seja qual for a sua opção, você tenha sucesso! Quais são?

– Organize-se, trabalhar em casa exige disciplina dobrada. Sem organizar seu tempo e cumprir um planejamento, suas atividades vão por água abaixo;

– Previna-se contra distrações. Se você mora com a família, converse com todos sobre sua decisão e peça cooperação;

– Tenha um espaço apropriado, com móveis ergonômicos e que te auxiliem na organização dos materiais. Sentir-se em um espaço de trabalho irá influenciar na sua produtividade;

Além das atividades que indicamos, existem várias opções para empreender em casa, basta usar sua criatividade e ter o espaço mínimo necessário, além de, é claro, verificar se a sua região permite a realização desse tipo de negócio. Por onde você pretende começar? Compartilhe suas ideias nos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *