Entenda o que é margem de lucro e como calcular corretamente

Ter conhecimento da margem de lucro é fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa. A partir dessa informação é possível realizar de forma mais assertiva diversas definições da empresa, como precificação, salários, comissões e o próprio status do negócio. Neste artigo você poderá entender melhor o que é a margem de lucro e como calculá-la corretamente.

No que consiste a margem de lucro?

Para qualquer produto ou serviço oferecido por uma empresa ela tem gastos fixos e variáveis destinados à sua produção até que chegue ao cliente. Para que ela tenha lucro, portanto, é necessário que o valor de venda seja maior do que o custo. Contudo, a margem de lucro não é exatamente o lucro em si, mas a porcentagem que representa esse potencial de lucratividade da empresa.

Isso porque os valores absolutos variam com maior facilidade, conforme a produção e outras questões, do que a porcentagem que pode manter uma tendência apesar da variação do valor absoluto. A partir da porcentagem é possível, também, que a empresa projete qual a margem de lucro ideal para o negócio de um modo mais acertado.

Diferença entre margem de lucro bruto e líquido

Existe uma diferença entre o lucro bruto e líquido de um produto que precisa ser considerada na hora de calcular a margem de lucro. A produção sempre envolve, como mencionamos, despesas fixas e variáveis. Os valores fixos são aqueles necessários à conclusão do produto, por exemplo, matéria-prima e mão de obra.

Os custos variáveis são aqueles que, após o produto pronto, são necessários para que ele chegue ao cliente e seja consumido, tais como impostos, fretagem e despesas indiretas, como água, luz, telefone, administrativo e afins. O valor que determinará a margem de lucro final da empresa é calculado a partir do lucro líquido. Todavia, é importante conhecer os dois valores pois, assim, caso necessário realizar cortes e ajustes, você terá maior clareza quanto ao que é mais viável para reduzir custos.

Como calcular a margem de lucro?

Calcular a margem de lucro é bastante simples, apenas demanda que você conheça bem todos os valores relacionados ao seu negócio. Primeiramente você precisa calcular o lucro líquido que é:

Lucro líquido = receita total – custos fixos e variáveis

Isto é, a soma de todo o dinheiro que entrou na empresa a partir da venda dos produtos, subtraído pelas despesas relativas ao mesmo período.

Uma vez que você tenha calculado o lucro líquido, basta pegar esse valor, dividir pela receita total e multiplicar por 100. Fica assim:

Margem de lucro = lucro líquido / receita total x 100

Esse cálculo auxilia tanto no acompanhamento da saúde financeira do negócio, quanto na precificação preditiva de produtos e serviços, mas, nesse caso, é preciso considerar também o valor de mercado e a agregação de valor ao produto da empresa.

Calcular a margem de lucro é simples, incentiva a manutenção dos dados financeiros da sua empresa e te auxilia em questões fundamentais, como estabelecer preços viáveis e mais lucrativos para o seu negócio, repensar o produto ou agregar valor, rever gastos fixos e variáveis que podem estar sendo onerosos sem oferecer o retorno condizente, além de oferecer credibilidade para propostas destinadas a bancos e investidores. Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe nos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *