aprenda a importância da ergonomia laboral para o colaborador

Ergonomia laboral: a importância do projeto de escritório

O horário de trabalho corresponde a mais de um terço do dia de boa parte da população. Desta forma, o ambiente laboral é de extrema importância para a saúde dos colaboradores. É importante também para a empresa, pois isso irá refletir diretamente no desempenho dos profissionais. Para tratar com mais cuidado dessa questão existe a ergonomia laboral, é sobre ela que falaremos no texto, para que você entenda a sua importância na montagem de um escritório.

O que é ergonomia laboral?

A ergonomia é um estudo que analisa a relação do homem com o seu espaço de trabalho. Ela visa proporcionar maior conforto e funcionalidade para a realização das atividades laborais. Para regular essas condições foi criada a Norma Regulamentadora 17 (NR 17). Essa norma é de 1970 e sofreu diversas alterações até o momento.

Apesar do tempo de criação da norma, a preocupação com a ergonomia laboral por parte da empresa tem se popularizado apenas nos últimos anos. Isso devido a maior conscientização ética e ao conhecimento das consequências das patologias do trabalho, inclusive, para o próprio negócio.

A importância dos móveis para ergonomia laboral

Entre as principais preocupações referentes a ergonomia está a escolha dos móveis para o escritório. Materiais de qualidade inferior, medidas erradas, inadequação dos móveis ao espaço são problemas comuns nos escritórios. Essa inadequação pode resultar em graves problemas de saúde para os empregados em médio e longo prazo.

Os problemas de saúde mais frequentes são as dores de cabeça e musculares, lordose lombar, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), entre outros. Naturalmente, o impacto desses problemas reflete negativamente para a empresa, gerando baixa produtividade, ausências no trabalho e outras complicações.

A importância do projeto de escritório para ergonomia laboral

Embora a escolha dos móveis seja fundamental para uma boa ergonomia laboral, não para por aí. A disposição do mobiliário e características do espaço também fazem a diferença para garantir conforto, funcionalidade e saúde.

Dessa forma, o projeto de escritório é indispensável. A partir dele o local será medido e a disposição dos móveis planejada. Ao fazer um projeto é levado em consideração questões como dimensões, clima, circulação de ar, luz, acústica, trânsito de pessoas.

Um bom projeto de escritório, além de considerar a ergonomia, conseguirá articular essa questão com uma decoração moderna e agradável. Até porque a estética do local não deixa de ser importante, tanto para o bem-estar de quem nele trabalha, quanto para a imagem da empresa diante de clientes, parceiros, fornecedores e investidores.

Por fim, podemos dizer que ter um escritório adequado à ergonomia laboral não é nenhum bicho de sete cabeças. É simplesmente escolher para o projeto e fornecimento de móveis uma empresa séria. Desta forma, você terá a certeza que o mobiliário e o espaço serão produzidos com os devidos cuidados.

Se você está em busca da parceria perfeita para ter um escritório seguro, saudável, confortável e bonito, seguindo todas as regras da ergonomia laboral, conheça a Visa Móveis. Encontrar tudo o que você precisa em um só lugar, além da garantia de qualidade, conforto e segurança para o seu escritório é na Visa! Entre em contato!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *