Escritório pequeno: Como otimizar o espaço.

Um espaço não é apenas as medidas propriamente ditas. A organização do lugar é o que realmente determina o quanto ele é percebido enquanto amplo, confortável, agradável, dentre outras características. No que diz respeito a montar um escritório, observar os detalhes que irão definir o ambiente é indispensável. Ele influencia diretamente na produtividade dos colaboradores e na impressão que se deseja passar aos agentes externos. Mas, e se o espaço disponível for pequeno? É nesse ponto que vamos te ajudar com as dicas a seguir.

1. Priorize as cores claras e translúcidas

Como foi mencionado, a percepção do espaço pode ser mais relevante do que as suas medidas em si. Um dos fatores que favorecem a percepção de um lugar enquanto amplo são as cores. Cores claras passam a impressão de um lugar limpo, espaçoso e acolhedor. Então, se quiser valorizar um escritório que dispõe de pouca extensão, a dica é abusar das cores claras na composição. A transparência também é uma alternativa interessante nesse caso.

2. Evite excessos na decoração, opte pelo clean

O design dos móveis e objetos que compõem um espaço também influencia na sua percepção. Quanto mais detalhes e extravagâncias, maior a sensação de preenchimento do lugar. No caso de um escritório pequeno, o ideal é investir em um estilo clean, moderno e despojado. Isso não impede que o ambiente seja elegante e bem decorado. Há muitas mobílias e artigos de decoração nesse estilo que dispensam exageros para se apresentarem sofisticados.

3. Valorize a verticalidade e móveis aéreos

Mesmo no caso de estruturas amplas, geralmente, a vertical é uma constante. É nesse espaço vertical que se deverá investir para montar um escritório pequeno, otimizando o seu espaço. Prateleiras diversas e móveis aéreos podem ser projetados de forma personalizada, para que essa alternativa seja uma aliada, também, na decoração.

4. Explore os cantos e deixe o centro livre

Outro fator determinante na percepção do espaço é a distribuição dos móveis e objetos nele, isto é, o layout. No caso de uma extensão limitada, o mais adequado é explorar os cantos do lugar, deixando o centro livre. Essa disposição, tanto facilita a circulação pelo lugar quanto aumenta a sensação de amplitude que ele transmite.

5. Invista em um projeto antes de montar um escritório

Para aproveitar melhor todas essas dicas, invista em um projeto personalizado. Algumas lojas especializadas em móveis para escritório disponibilizam gratuitamente esse projeto. A partir das dimensões e das finalidades do escritório será possível determinar as melhores escolhas de móveis, acessórios e layout para ele. Essa medida facilitará que a decoração acompanhe a otimização do espaço, fazendo com que esse aproveitamento funcione tanto objetivamente quanto esteticamente, valorizando o ambiente em todos os seus aspectos.

Essas são algumas dicas básicas sobre como montar um escritório pequeno otimizando o uso do espaço, mas não esgotam todas as possibilidades para aproveitar as pequenas dimensões. As propostas sugeridas funcionariam para o seu caso? Quer conversar mais com quem entende do assunto? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *