saiba qual o investimento inicial para abrir seu negócio

Investimento inicial: o quanto guardar para abrir o seu negócio?

Quem tem o objetivo de abrir uma empresa estruturada precisa planejar diversas providências, sendo que uma das principais é o investimento inicial. Realizar uma estimativa acertada desse recurso é fundamental para que o empreendimento saia do plano das ideias, se concretize e, o que é muito importante, continue funcionando rumo ao crescimento.

Neste artigo você poderá conferir quais são os passos fundamentais para saber quanto é necessário para lançar o seu negócio no mercado. Prossiga!

Utilize a metodologia break even

A metodologia break even é uma estratégia para calcular o investimento inicial de um negócio e garantir a sua saúde financeira. Ela analisa, a partir da diferença entre a receita total e o custo total da empresa, o quanto será necessário vender para que o negócio chegue a um ponto de equilíbrio, a partir do qual irá gerar lucro. Para fazer essa análise, é preciso conhecer mais detalhadamente os seus elementos:

1. Custo total

O custo total é o resultado da soma dos custos fixos e dos variáveis. Os custos fixos são aqueles referentes a fatores de produção que não se modificam de modo relevante, como aluguel do espaço, móveis, equipamentos utilizados, tributos gerais da empresa, e afins.

Já o custo variável são todos os outros, que podem aumentar ou diminuir conforme a produção e as vendas, como recursos humanos, matéria prima, frete, dentre outros. É importante incluir tudo nesse cálculo, inclusive o capital de giro, que é o que mantém a empresa funcionando.

2. Renda Total

A renda total consiste na multiplicação do valor unitário do seu produto ou serviço pelo número de vendas. Como provavelmente não iniciou o negócio, já que está investigando qual é o investimento inicial para colocá-lo no mundo, você deverá prever o número de vendas necessário para cobrir o custo total, pois é a partir daí que passará a ter lucro.

3. Lucro Total

Aqui você tem duas opções: mensurar já o lucro que deseja alcançar com o seu negócio em um determinado período de tempo ou analisar quanto será necessário vender para alcançar um equilíbrio antes de começar a lucrar.

Estimar esse valor é importante para que você entenda que o dinheiro que precisará guardar para abrir o seu negócio deverá também considerar o tempo que você precisará viver para ele, sem que ele te sustente. Então, os seus custos também devem ser uma consideração a parte nesse planejamento.

Bom, com isso em mente, é simples, basta diminuir o valor da renda total pelo valor do custo total e terá a previsão do lucro total da sua empresa.

Faça pesquisas e utilize a metodologia benchmarking

Bom, a partir da metodologia que demonstramos para que você saiba qual é investimento inicial necessário para abrir a sua empresa, você já deve ter percebido que terá que levantar os valores de diversos produtos e outros gastos para começar.

Além disso, você precisa considerar também o capital de giro, que é em torno de 5% do seu orçamento mensal, e uma reserva de emergência, que corresponde entre 5% a 10% do seu orçamento. Esses valores são garantias para o funcionamento e manutenção do empreendimento.

Fora isso, para mensurar valores mais realistas a fim de prever quantas vendas você terá chances de realizar em um certo tempo, deverá pesquisar: possíveis fornecedores e fazer orçamentos; seus concorrentes e entender como eles funcionam, pois eles que vão te mostrar o ritmo do mercado.

Como você deve ter percebido, calcular o investimento inicial para começar um empreendimento na prática é um tanto trabalhoso, mas tenha certeza que é melhor do que começar apostando na sorte. Saber quando você poderá usufruir de todo o seu trabalho será uma motivação a mais, além de aumentar as garantias de retorno sobre tudo o que investiu e trabalhou.

Confira mais dicas para começar bem o seu negócio em nosso artigo: Vai montar um negócio? Temos 8 dicas para você.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *