conheça e escola e melhor mesa de reunião

Mesa de reunião: como escolher a certa para o seu escritório

A mesa de reunião é uma peça essencial no mobiliário corporativo. É importante que exista um espaço adequado e, de preferência, isolado para os momentos de interação entre funcionários ou com clientes, a fim de tratar de assuntos específicos.

A mesa ideal para as reuniões do seu escritório vai depender de alguns fatores relacionados ao seu espaço, intenção, valores, quantidade de pessoas, dentre outras questões. Vamos falar desses aspectos para que você possa fazer a melhor escolha.

Considerando o espaço disponível

O espaço é um fator fundamental para fazer uma escolha acertada de uma mesa para reuniões. Se o espaço for amplo, ele oferece maiores possibilidades de escolha, pois, você poderá optar por um modelo menor ou maior, com diferentes designs, de acordo com outras questões.

Espaços limitados

Se o espaço for pequeno, a escolha deve obedecer as suas limitações. Nesse caso, mesas redondas, quadradas ou tipo plataforma são as mais viáveis. Cada uma delas apresenta uma particularidade condizente com o ambiente desejado.

mesa-reuniao-redonda

Espaços amplos

Espaços maiores podem explorar as mesmas opções mencionadas, modificando apenas o tamanho da mesa caso seja necessário atender uma quantidade maior de pessoas. Uma forma de escolher o tamanho ideal da mesa de reunião é definindo o tipo de cadeira, de modo a averiguar quantas cabem em torno da mesa e assim verificar se essa quantidade atende ao número de pessoas que usualmente participam das reuniões.

mesa-reuniao-grande

Efeitos simbólicos do formato da mesa

A mesa redonda é ideal para ambientes de integração, cuja empresa siga uma linha de horizontalidade entre funcionários. A mesa quadrada fortalece a sensação de formalidade e preserva algo da hierarquia. A plataforma é ideal para locais que possuem reuniões pontuais, improvisadas, com poucas pessoas e que demandam pouca estrutura.

mesa-reuniao-quadrada

Mesa retangular: um clássico!

Além das opções quadrada, redonda e tipo plataforma, os espaços amplos possibilitam o uso da mesa retangular. Esse modelo de mesa para reunião fortalece a sensação de hierarquia devido à presença das pontas e o uso de cadeiras diferenciadas pode potencializar ainda mais esse aspecto.

A mesa retangular também apresenta certa versatilidade para reformulação do espaço caso necessário, por exemplo, colocando-o na forma de auditório e para disposição de equipamentos tecnológicos. Esse modelo é um clássico.

mesa-reuniao-retangular

Cor da mesa de reunião

Geralmente utiliza-se cores neutras, como o próprio tom de madeira, preto, branco, cinza ou bege. São cores que garantem o descanso do olhar no caso de reuniões com longos períodos de duração.

Contudo, lugares que possuem maior dinâmica, trabalhem com criatividade, vigor e inovação, podem optar por cores mais intensas e alegres, de modo a estimular esses mesmos aspectos e para que a mesa integre a atmosfera do escritório.

mesa-reuniao-colorida

Designs inovadores

Além dos modelos tradicionais já mencionados, existem peças que exploram outras possibilidades geométricas e combinação diferenciada de cores e materiais, apresentando um design arrojado. Esteticamente são modelos interessantes para empresas com as mesmas características ou que prezam por uma decoração distinta, contudo, deve-se observar também a funcionalidade e o conforto, oferecidos por esses modelos.

mesa-reuniao-arrojada

Funcionalidade

Além das características formais da mesa, é importante averiguar os componentes funcionais que melhor servirão às necessidades das reuniões. Pode-se fazer perguntas como: a mesa é fácil de limpar? Possui entradas de conexão para equipamentos tecnológicos? Apresenta facilidade para acomodação de fiação?

Esses, dentre outros fatores de utilidade, devem ser cuidadosamente analisados e pesar na decisão final.

mesa-reuniao-utilidade

Se você adaptar essas dicas às necessidades do seu escritório, com certeza, vai escolher a mesa perfeita para o seu espaço de reuniões. Ainda ficou alguma dúvida? Já decidiu qual mesa comprar? Conte para nós!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *