descubra se é melhor montar um escritório ou coworking

Qual a melhor opção? Montar um escritório ou usar um Coworking?

Durante o processo de montagem de uma empresa, a escolha do lugar no qual ela irá funcionar é decisiva. Qualquer erro de localização ou infraestrutura pode interferir no desempenho da equipe, na forma com que o cliente vê o seu negócio e no seu faturamento. Ultimamente o coworking tem sido amplamente discutido no mercado, mas montar um escritório próprio ainda é a principal escolha. Qual é a opção certa para o seu negócio? Confira neste post:

Montar um escritório próprio

Ter um local próprio para ser a sede da sua empresa, alugado ou não, é o sonho de muitos empresários. Confira alguns pontos positivos e negativos deste modelo:

Vantagens

A grande vantagem de montar um escritório próprio é justamente a de ter um espaço que seja seu. Isso significa que você poderá personalizar todo o ambiente da forma que desejar, fazendo com que ele tenha a cara do seu negócio.

Além disso, você reúne todos os seus empregados em um endereço estável, o que é muito importante para a imagem da empresa. Os seus clientes saberão onde ela está localizada, e os futuros compradores poderão ser atraídos por letreiros, faixas, placas ou simplesmente o logo da sua empresa na porta do escritório.

Desvantagens

Montar um escritório pode ser muito caro se você considerar todos os gastos que envolvem esse processo. Além do investimento inicial, você precisa manter o negócio, o que exige um custo relativamente alto.

Coworking

Os coworkings têm despontado como uma tendência de mercado. Eles são ambientes compartilhados no qual profissionais de diversas empresas e áreas diferentes podem compartilhar. Veja os principais pontos positivos e negativos:

Vantagens

Uma das principais vantagens de usar um coworking é a facilidade. Você não precisa passar por um processo burocrático, não paga caro para usar o espaço e não tem a preocupação com atividades cotidianas como limpeza e manutenção.

Além disso, a maioria dos coworkings possuem um espaço descolado de trabalho, com uma decoração alternativa que se distancia de um ambiente totalmente formal. Isso pode ser bom para os seus empregados, que vão trabalhar com máquinas de café, sofás e outras comodidades. Por falar em ambiente, a questão do preço atrai profissionais que não teriam dinheiro e nem necessidade de montar um escritório, o que forma um espaço bem plural. Com isso, você tem a oportunidade de fazer vários contatos profissionais.

Desvantagens

Nem tudo são flores em um modelo de coworking. Se você precisa de silêncio total para trabalhar, por exemplo, esse espaço não é indicado. Isso porque com várias pessoas, de diversos estilos e culturas, é comum ter sons, barulhos, toques e conversas o tempo todo perto de você.

Você deve ter, também, cuidado com espaços que são apenas um coletivo de mesas e cadeiras. O coworking forma uma comunidade, com interação, aconchego e uma experiência profissional diferente. No entanto, apesar de pouco provável, pode fechar as portas de um dia para o outro e  você se ver obrigado a procurar outro lugar.

Apesar de serem opções comuns, montar um escritório e usar um coworking representam alternativas para perfis e ideologias diferentes, que vão além do simples fator financeiro. Qual deles parece ser melhor para você? Compartilhe conosco!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *