conheça móveis para estação de trabalho

Móveis para escritório: Qual o melhor tipo de estação de trabalho?

Uma estação de trabalho é o conjunto de móveis funcionais para escritório que aproveita ao máximo o espaço disponível para agrupar as equipes, facilitar as tarefas e aumentar a produtividade da empresa. Cada companhia, no entanto, tem equipes, características e objetivos diferentes, por isso há vários modelos de estação. Neste post, você vai descobrir qual o melhor tipo de estação de trabalho para a sua empresa. Confira!

Por que ter uma estação de trabalho?

As estações de trabalho são formas de adaptar os móveis de escritório à função do profissional, promovendo conforto, interatividade e produtividade. Cada tipo de trabalho, no entanto, exige um modelo diferente, já que a utilização do espaço também varia. Por isso, ao escolher qual estação usar, devem ser considerados fatores como as atividades a serem exercidas, a necessidade de diálogo com outros colegas, o espaço disponível para acomodar os trabalhadores e as características da empresa.

Há companhias que valorizam a coletividade do espaço, enquanto há outras que incentivam a privacidade em prol de uma produtividade maior, por exemplo. E todos esses fatores influenciam no mobiliário a ser adquirido para o seu escritório. 

Tipos de estação de trabalho

Conheça alguns dos tipos mais usados de estação de trabalho:

Asa delta

Esse tipo de estação de trabalho acomoda de três a quatro pessoas. Também conhecidas como “ilhas”, têm como grande vantagem a proximidade entre essas pessoas, o que permite uma boa comunicação. Além disso, ainda ocupa pouco espaço. É ideal para grupos pequenos, mas que precisam ficar constantemente em contato.

estacao-de-trabalho-asa-delta

Em “L”

A estação de trabalho em “L” acomoda apenas uma pessoa. No entanto, ela tem um espaço maior que as outras, o que pode ser útil para profissionais que precisam de uma área extra para trabalhar. É possível trabalhar projetos, colocar documentos ou realizar outras tarefas. Por ser individual, esse tipo é muito utilizado por profissionais com nível hierárquico superior, como gerentes e supervisores.

estacao-de-trabalho-em-L

Bancada

Também chamada de “prancha”, essa estação de trabalho dispõe os trabalhadores em duas fileiras paralelas. Entre um e outro, pode haver divisórias. Esse tipo é indicado para equipes maiores e mais integradas, como as de um mesmo setor, pois, facilita a comunicação.

estacao-de-trabalho-bancada

Guichê

O guichê é uma estação de trabalho que comporta muitas pessoas. Ele se configura por pequenas células individuais com divisórias que vão até à altura da cabeça do profissional sentado. Dessa forma, ele consegue ter o alcance visual de todo o ambiente. Dois dos pontos negativos desse tipo são a falta de espaço, já que as células geralmente são bem apertadas, e a falta de privacidade.

estacao-de-trabalho-guiche

Esses são alguns dos principais tipos de estação de trabalho. Com planejamento e a escolha correta dos móveis, é possível otimizar o espaço do seu escritório, ao mesmo tempo, em que incentiva a produtividade dos profissionais que trabalham nele. Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Comente abaixo.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *