Novo negócio: os 5 principais passos para iniciar

Ter o próprio negócio e ser o próprio patrão é o sonho de muitas pessoas, e está cada vez mais fácil conseguir realizá-lo, até certo ponto… como assim, até certo ponto? Bom, conseguir um CNPJ e outras coisas que antes eram mais dificultadas para iniciar um empreendimento está mais fácil.

No entanto, existe toda uma série de fatores a serem considerados antes de começar a empreender para que o negócio, realmente, tenha uma ótima expectativa de vida. Neste artigo você poderá conhecer mais sobre algumas dessas condições para começar um novo negócio e ter muitas chances de sucesso.

1. Descubra sua área de maior interesse

Começar um empreendimento exige muita dedicação, persistência e disposição para investir tempo, dinheiro e vida nisso! Portanto, vai ser mais fácil você ter sucesso se ele estiver relacionado a uma área na qual realmente tenha interesse. Contudo, cuidado para não se fechar demais, pois não é só isso que deve determinar aquilo no qual você irá investir.

2. Identifique uma demanda sem resposta satisfatória em sua área de interesse

Uma vez que você esteja decidido sobre no que deseja investir o seu esforço, é hora de procurar por um problema não resolvido nessa área. Para isso, é preciso pesquisar e analisar o que está gerando insatisfação ou falta para as pessoas.

Ainda existe a possibilidade de você não ir por esse caminho, mas tentar pensar em tornar determinada experiência ainda melhor ou diferente, isto é, algo que pode ser interessante, mas que os potenciais clientes ainda nem sabem que é possível ou que precisam.

3. Crie uma solução para a demanda identificada

Após analisar bem a sua área de interesse e identificar seus problemas, é o momento de criar soluções para isso. Elabore com detalhes, visualizando diversos panoramas em que o seu produto ou serviço pode ser inserido. Tenha em mente a concorrência, o mercado e os clientes nesse momento, de modo a desenhar os benefícios e diferenciais da sua oferta em conformidade com o contexto real.

4. Teste a viabilidade e recepção da sua ideia

No processo de criação do seu produto ou serviço, você pensou no cliente e no contexto, certo? Agora é hora de ver se funciona. Procure algumas pessoas confiáveis e honestas para explicar sobre a sua proposta ou apresentar um protótipo e ver se gera interesse.

Você não precisa se limitar apenas a amigos e familiares. Atualmente é possível ampliar isso a partir da internet, fazendo, por exemplo, um formulário e solicitando que algumas pessoas respondam em um grupo voltado para empreendedorismo ou algo do gênero.

Caso a recepção não seja muito boa, a ideia não seja compreendida ou não gere empolgação nas pessoas, é interessante rever a etapa anterior.

5. Elabore o modelo do seu novo negócio

Assim que sentir segurança de que está no caminho certo para iniciar o seu novo negócio, o passo decisivo é estruturá-lo de forma lógica e concreta. É preciso pensar em todos os processos: tipo de empresa, produção, entrega, atendimento ao cliente, criação de valor para a marca, marketing, finanças, dentre outros aspectos do tipo.

Pronto! Esses são os principais passos para iniciar um novo negócio e, é claro que nessa jornada você pode descobrir outras linhas que precisem da sua atenção para começar com o pé direito. Existem várias empresas e projetos atualmente que apoiam quem está começando um novo negócio.

Portanto, procurar ajuda pode ser mais um passo interessante antes de dar a partida decisiva no seu empreendimento. Você pode se aprofundar um pouco mais nesse assunto lendo também o artigo: Descubra As 7 Preocupações Sobre Como Montar Uma Empresa.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *