aprenda em que os novos empreendedores devem focar

Novos empreendedores: saiba as 8 dicas essenciais de finanças

Dentre os principais conhecimentos que os novos empreendedores precisam buscar estão aqueles relacionados às finanças. Afinal, não importa qual é a natureza de um negócio, o que garante a sua concretização e continuidade no mercado está intimamente relacionado a sua gestão financeira.

Para ajudar quem está dando os primeiros passos, elaboramos as dicas a seguir.

1. Novos empreendedores precisam de disciplina financeira!

Disciplina financeira é pré-requisito para que novos empreendedores alcancem sucesso em suas ações. Esse passo deve levar em conta também a vida pessoal, de modo a evitar que uma desorganização desse gênero tenha reflexos nos rumos do negócio.

Essa medida também irá influenciar na capacidade do empreendedor para investir no negócio, uma vez que se ele conseguir poupar, poderá direcionar esse valor para fazer a empresa crescer.

2. É necessário aprender a investir certo

Empreender necessariamente tem a ver com investir, e isso exige uma certa dose de malícia. Quem se aventura com um empreendimento precisa se manter atualizado, atento ao que está acontecendo no mercado e buscar conhecimento para fazer com que suas investidas tenham um retorno satisfatório.

3. Articular crescimento pessoal e profissional traz sucesso

Os investimentos dos novos empreendedores nunca devem se limitar apenas ao negócio em si. É preciso também reservar uma boa dose das finanças, tempo e dedicação para o representante do empreendimento, isto é: o próprio empreendedor! O principal cartão de visitas de uma nova empresa é o seu dono.

4. Novos empreendedores devem projetar as despesas

Manter um negócio estável em seu início é fundamental e uma forma de garantir isso é fazendo um bom planejamento das despesas. O empreendedor deverá levantar todos os seus custos e os do empreendimento, de modo a se preparar para eles com antecedência.

5. Manter um fundo de emergência é fundamental

Planejamento tem a ver com previsão. Mas nem tudo nessa vida é previsível. Por isso, os novos empreendedores devem ter um fundo de emergência para lidar com as surpresas desagradáveis. Assim, evita-se que o negócio desande em seus inícios por fatores inesperados.

6. Melhor evitar empréstimos e financiamentos

Algumas pessoas têm essas opções até mesmo para começar um negócio. Contudo, o melhor é evitá-las. Empréstimos e financiamentos dão uma falsa impressão de comodidade e controle da situação, mas poderão resultar em dívidas que viram uma bola de neve.

7. Separar as finanças pessoais das empresariais é crucial

Já explicamos que novos empreendedores precisam planejar e organizar as finanças pessoais e empresariais com o mesmo cuidado, correto? Aqui, acrescentamos um detalhe: isso deve ser feito separadamente. Cada uma em seu lugar.

Misturar as duas finanças pode levar a vida financeira do empreendedor e a do seu negócio por água abaixo. Uma alternativa para evitar esse problema é a definição de um pró-labore para o dono da empresa e sócios.

8. Cortar gastos desnecessários

Pequenos gastos parecem inofensivos, mas se forem registrados minuciosamente, percebe-se que eles são um grande atraso para o desenvolvimento de um novo negócio. Portanto, é importante cortar os gastos desnecessários e, para isso, a primeira medida é ficar atento. Existem aplicativos de gestão financeira que podem ajudar bastante nesse aspecto.

Ficamos por aqui com as dicas de finanças para novos empreendedores. Esse artigo te ajudou? Deixe sua opinião nos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *