O que é planejamento tributário?

Responder às obrigações fiscais corretamente é uma tarefa complexa que, contudo, toda empresa que quer evitar maiores dores de cabeça precisa fazer. Você já deve saber que não é algo simples como pagar um boleto e, portanto, o planejamento tributário se mostra fundamental para que essa atividade ocorra de forma adequada e, ainda, possa trazer benefícios e facilidades para o negócio. A seguir você terá acesso a alguns pontos importantes do planejamento tributário e seus benefícios.

O que é o planejamento tributário?

O planejamento tributário é um modo de gerir o pagamento dos tributos da empresa, buscando administrar o cumprimento das obrigações legais de maneira que seus custos sejam reduzidos legalmente, a partir de estratégias elaboradas com base no conhecimento do negócio e dos tributos pertinentes a empresa.

Categorias do planejamento tributário

Na elaboração do plano para pagamento inteligente dos tributos é preciso considerar e estruturar três momentos: o estratégico, o tático e o operacional.

Perspectiva Estratégica

Trata-se de explorar o negócio e identificar o regime tributário mais interessante para ele, a partir de um estudo de suas características cruzado com as particularidades fiscais que lhe podem ser aplicadas.

Perspectiva Tática

Nesse momento do plano estratégico, realiza-se uma projeção de médio prazo e procura-se aplicar as informações e estratégias identificadas no primeiro momento de modo direcionado para cada setor da empresa. É uma espécie de distribuição de tarefas e objetivos para facilitar a operacionalização da resposta às obrigações fiscais e efetivar o plano estratégico.

Perspectiva operacional

Trata-se de padronizar e orientar os procedimentos estabelecidos pela empresa a partir das definições estratégicas e táticas para o momento do pagamento dos tributos. É a definição da parte prática do plano.

Por que o planejamento tributário é importante?

Em primeiro lugar, esse plano irá prevenir problemas para o seu negócio devido a equívocos e erros de cálculos no pagamento dos tributos, assim como desorganização, comprometimento da produtividade devido ao acúmulo de pendências tributárias para resolver na última hora, e outras questões do tipo.

Contudo, não apenas ao cumprimento idôneo das obrigações tributárias se resume a importância do planejamento. A compreensão diferenciada dos impostos e das possibilidades para que a empresa lide com eles pode revelar oportunidades de economizar e realizar adaptações que reduzam o impacto dessas taxas em sua gestão financeira.

Como fazer um planejamento tributário?

O plano de pagamento dos tributos deve considerar alguns princípios a serem identificados no momento estratégico de sua elaboração, tais como redução da base de tributação, diminuição da carga fiscal, adiamento do pagamento dos tributos para datas em conformidade com o caixa da empresa, dentre outros. A partir dessas definições são realizados os outros momentos já mencionados a fim de efetivar as oportunidades identificadas.

Todavia, esse estudo pode ser bastante complexo e o ideal mesmo é contratar um contador que que realize esse trabalho ou mesmo um serviço terceirizado. Esse profissional será um parceiro do gestor, pois a participação da empresa paralelamente é fundamental.

Agora você está atualizado sobre o que é o planejamento tributário, seus benefícios e principais aspectos. Comece a se preparar para essa ação lendo um pouco mais sobre os tipos de empresa e suas tributações no artigo: Conheça os tipos de empresas e defina qual se encaixará melhor em seu negócio.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *