O que é ser empreendedor?

Vamos começar explicando uma coisa: ter um negócio próprio não resume o que é ser empreendedor! Essa associação é comum porque pessoas com perfil empreendedor geralmente embarcam no mundo dos negócios. Mas, nem sempre foi assim e nem todo mundo que tem uma empresa tem esse perfil.

Antes da internet não se falava muito em empreendedorismo. A maioria das empresas e negócios eram herdados ou encabeçados por pessoas com muito recurso financeiro. Portanto, é recente esse assunto. O empreendedor nasce em uma época fértil para a sua existência: a época das boas ideias, prestação de serviços, internet, facilidade em formalizar pequenos negócios. Afinal, quem é essa figura?

O que é ser empreendedor?

O empreendedor pode ser definido por uma série de comportamentos e características. Muitas vezes ele ainda não tem um negócio, mas guarda potencial para isso.

Quais características são essas? Resumidamente, é uma pessoa com visão aguçada, capaz de enxergar soluções originais e alternativas diante de um contexto problemático. Isto é, o empreendedor é uma pessoa que vê uma situação e consegue imaginar maneiras de deixá-la melhor ou diferente. É um agente de transformações.

Contudo, ele não pode ser apenas um sonhador, aí vem outra característica importante desse tipo de pessoa: a iniciativa. O senso de realidade precisa fazer parte do empreendedor. Ele não apenas visualiza e projeta coisas, mas cria meios de torná-las concretas e tem disposição para agir na direção certa.

Quais são os tipos de empreendedor?

Como você pode perceber, as pessoas que possuem a visão empreendedora pode tomar diferentes rumos. Esses rumos irão variar de acordo com características pessoais de cada um, a bagagem cultural, as experiências de vida.

Empreender não se resume apenas a negócios. Por isso, podemos falar de diferentes tipos de empreendedor, conheça alguns:

Empreendedor digital

Esse tipo de empreendedor enxerga as oportunidades no mundo virtual a partir das mais diversas possibilidades disponíveis na internet. São os criadores de aplicativos, jogos, sites colaborativos, serviços digitais e outras possibilidades.

Empreendedor social

Esse perfil tem o olhar voltado para as questões sociais de modo geral. Imagina meios de transformar a sociedade em um lugar mais humano e igual para as pessoas. Ações empreendedoras desse gênero geralmente se desdobram em ONGs, coletivos, associações e afins, apresentando um forte vínculo com o setor público.

Empreendedor público

Concursados e outros agentes públicos também podem ser empreendedores, embora muitas pessoas não tenham consciência disso. Internamente e paralelo ao serviço público, essas pessoas desenvolvem projetos, ações e programas inovadores com impactos variados.

Empreendedor local

Esse tipo de empreendedor é bem comum e fácil de reconhecer. São aquelas pessoas que enxergam uma oportunidade, geralmente comercial, na sua região e investem nisso. Podem ser pequenos comerciantes ou prestadores de serviço que procuram suprir alguma necessidade local.

Os empreendedores também podem variar conforme a atuação: informais, autônomos, MEIs (Microempreendedor Individual), cooperados, franqueados, microempresários e outros.

Tem mais alguma dúvida sobre o que é ser empreendedor? Você possui esse perfil? Já tomou alguma iniciativa para colocar esse lado em prática? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *