conheça sobre os pequenos negócios que deram certo

Pequenos negócios que deram certo e vão te inspirar

Histórias de sucesso no mundo dos negócios são sempre muito inspiradoras. Em algumas o crescimento é rápido, em outras, é preciso muita paciência e perseverança.

Algumas companhias cresceram com a ajuda da família, outras começaram, cresceram e se desenvolveram apenas com uma ideia e sem a ajuda de ninguém. Neste post, você vai conhecer alguns exemplos de empresas que deram certo e vão te inspirar a desenvolver a sua ideia.

Imaginarium

Um médico resolveu abandonar toda a sua carreira e se mudar para Florianópolis em 1990. Junto com sua esposa, eles resolveram apostar em um mercado que pouco era explorado no Brasil: o ramo da decoração. Consolidou-se como uma das empresas mais procuradas e conhecidas quando o assunto é artigo para decoração com bom gosto e qualidade.

A família continua unida nos negócios. Suas filhas são responsáveis pelo Marketing e pelos setores de criação e desenvolvimento da empresa.

imaginarium

Magazine Luiza

A Magazine Luiza é hoje uma das maiores empresas no setor de varejo, mas nem sempre foi assim. A Magazine Luiza começou em um empreendimento familiar, fundado há 50 anos por Luiza Trajano Donato e seu esposo.

Adquiriram uma loja em Franca e escolheram o nome da própria fundadora. Depois disso, a marca cresceu e está presente em mais de 740 locais pelo Brasil. Atualmente, a Magazine Luiza conta com a sobrinha da fundadora como diretora, e o nome dela também é Luiza.

magazine-luiza

Esfiha Juventus

A Esfiha Juventus também começou com um empreendimento familiar, localizado no bairro da Mooca em São Paulo. Fundado por Tamer Abraão, que veio a falecer em 1998, a gestão dos negócios foi assumida por Wanda, sua esposa e Alexandre, seu filho. No início, o cenário foi complicado, não havia uniformes para os empregados, não aceitava cartões e não trabalhavam com sistema de Delivery. Foi aí que Celso, também filho do fundador, resolveu abandonar sua carreira de engenheiro e assumir o negócio da família. Juntos, eles iniciaram um processo de profissionalização da marca. O resultado não poderia ser diferente, a Esfiha Juventus triplicou o faturamento e não parou mais de crescer.

esfiha-juventus

Flexform

Fundada em Guarulhos, na grande São Paulo, por um imigrante italiano, Esnersto Ianonni. Era uma empresa que produzia apenas componentes para montagem de cadeiras, porém, no final dos anos 90 começaram a fabricar e vender a própria cadeira. Isso aconteceu quando o filho de Ernesto, Pascoal, percebeu que a empresa da família corria riscos, com essa ameaça, o empresário alterou o modelo de negócios e as cadeiras começaram a ser fabricadas. Ernesto vendeu a sua parte da empresa e Pascoal, ao lado de sua mãe, assumiu em definitivo a gestão da Flexform.

flexform

Existem vários exemplos de negócios que começaram pequeno, se desenvolveram e cresceram com muito esforço de seus donos. São histórias inspiradoras que podem ajudar você a tirar a sua ideia do papel e começar um projeto desejado.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *