Saiba como abrir uma EIRELI e se é a melhor opção para você

Desde a criação da modalidade empresarial EIRELI, em 2011, os empreendedores individuais têm mais uma opção para formalizar seu empreendimento. E, assim, gozar de alguns benefícios que antes eram exclusivos das sociedades empresariais. Você sabe o que é uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)? Sabe a diferença dessa modalidade para as demais? Sabe como abrir uma EIRELI? Neste texto vamos apresentar tudo o que precisa saber sobre essa modalidade de negócio!

Alguns pontos para avaliar antes de formalizar a EIRELI

O processo de abertura de uma empresa envolve questões que precisam ser verificadas antes de iniciar a formalização. No caso da EIRELI, os principais pontos são:

  • Levantamento de Capital Social

Para abrir uma empresa EIRELI é necessário um capital social correspondente a, pelo menos, 100 salários mínimos. A boa notícia é que você poderá utilizar seus bens para integralização do capital, como imóveis, carro, joias, e outros. Esses bens precisam ser descritos no ato constitutivo de maneira detalhada.

  • Busca por profissionais de confiança

Um ponto que não poderíamos deixar de abordar é a importância de profissionais de confiança, que possam ajudar nesse processo. É significativa a presença de contadores e advogados te auxiliando no processo.

  • Pesquisa de viabilidade

Para evitar que a abertura da empresa seja atrasada por imprevistos é preciso verificar tudo antes de iniciar o processo. Algumas coisas que merecem atenção são: viabilidade do endereço de atuação junto à Prefeitura; disponibilidade de razão social; licenças necessárias para concessão de alvará de funcionamento.

Como abrir uma EIRELI: 5 passos

Se você responde às condições para abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, os procedimentos se tornam semelhantes aos de outros formatos de empresa. Eles são:

1. Elaboração do Ato constitutivo e Registro na Junta Comercial

O ato constitutivo é o contrato social de uma empresa EIRELI. Ele deve ser elaborado e encaminhado à Junta Comercial Estadual para o recebimento do Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE).

2. Registro da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

Com o NIRE será possível fazer o registro do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica através do site da Receita Federal. O tempo para abertura do CNPJ é entre 15 e 20 dias úteis, varia de acordo com a localidade.

Indústrias e comércios precisam realizar o cadastro do ICMS na Secretaria Estadual da Fazenda. Já o cadastro de prestadores de serviços é na Secretaria Municipal de Finanças ou da Fazenda.

3. Emissão de Alvará de localização e funcionamento

Uma vez resolvidas as questões fiscais, é necessário solicitar o alvará de funcionamento. Essa solicitação deve ser feita na prefeitura da cidade que a empresa irá funcionar.

4. Cadastro na Previdência Social

Ainda que a empresa não tenha funcionários, é preciso fazer o seu cadastro na Previdência Social. O prazo máximo para isso é de 30 dias após a abertura.

5. Emissão do Certificado Digital

O certificado digital é como uma assinatura ou identidade on-line. Ele possibilita que você realize transações eletrônicas e outros serviços via internet, de qualquer lugar do mundo. Por isso, facilita muito a vida do empreendedor.

É importante ressaltar que esses procedimentos podem sofrer algumas alterações, dependendo da localidade ou da atividade desenvolvida pelo seu negócio.

Agora você já sabe como abrir uma EIRELI, essa é a melhor opção para a sua empresa? Se quiser se aprofundar um pouco mais no tema você pode acessar o Manual de Registro da EIRELI.  Compartilhe suas questões com outros empreendedores através dos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *