conheça o que é pró-labore conceito

Saiba o que é pró-labore

Você já parou para pensar no quanto é justo que os donos e sócios da empresa, que dedicam a maior parte do seu tempo a ela exercendo atividades bem definidas, recebam um pagamento por isso? Essa ação não apenas é justa como é recomendada, mas não se trata de um salário: chama-se pró-labore.

A seguir você poderá entender melhor o que é pró-labore, sua importância, como calcular e gerir bem esse valor.

O que é pró-labore?

Antes de falar o que é pró-labore, já alertamos que ele não é igual ao salário. Mas, qual é a diferença afinal? Bom, para começar, ele é opcional, isto é, você pode não retirar uma remuneração para si e para os sócios. No entanto, isso não é uma boa opção. Antes de explicar porque, vamos defini-lo melhor.

Pró-labore tem origem no latim e significa “pelo trabalho”. Trata-se de uma remuneração destinada ao dono da empresa, aos sócios e, em alguns casos, aos altos cargos. Existe uma flexibilidade para definição desse pagamento, por exemplo, se ele incluirá férias e 13º, qual será o seu valor, dentre outras questões.

É importante não confundir esse pagamento com a divisão de lucros, que é realizada a partir do excedente após cobrir todos os custos da empresa. Isso quer dizer que se o seu negócio estiver bem, você e os sócios poderão receber o pró-labore e a divisão de lucros. Agora, vamos entender porque ele é importante.

Por que o pró-labore é importante para a empresa?

Pensou que o pró-labore era importante para você? Você está certo, com um porém: ele também é importante para a empresa. Definir um pagamento para todos que trabalham no empreendimento, proporcional com a atividade realizada, coloca o seu negócio em um patamar mais realista. Isto é, você saberá se ele realmente está indo bem ao definir um pró-labore.

Fora isso, essa medida também contribui para melhor organização do seu empreendimento, uma vez que é prevista nos custos, de modo que você poderá calcular uma estimativa de lucro mais adequada. Isso evita também as retiradas aleatórias, conforme as “possibilidades” do momento, que tendem a desordenar as finanças do negócio.

Como calcular o pró-labore?

Explicamos o que é pró-labore e sua importância, mas você provavelmente deve estar se perguntando como calcular esse valor. Bom, existem três fatores fundamentais a se considerar nessa definição:

– Primeiro: qual é o salário, no mercado, para pessoas que executam funções semelhantes as suas e de seus sócios? A remuneração deve ser pensada a partir dessa estimativa.

– Segundo: quais as condições de orçamento da sua empresa? É importante que o pró-labore seja maior que os salários dos demais colaboradores, contudo, devem estar de acordo com a realidade do negócio.

– Terceiro: qual o regime de tributação da sua empresa? Esse fator irá interferir também na tributação do pró-labore e, além disso, você deve contar com o INSS retido, que fica em torno de 11%.

A partir da análise desses aspectos, você poderá definir um pró-labore justo e adequado ao seu empreendimento.

Agora que você sabe o que é pró-labore, sua importância e como calcular, é importante lembrar que a boa gestão dessa remuneração é fundamental. Afinal, esse é o seu pagamento e, principalmente para empreendimentos iniciais, não se deve contar com lucros ou interferir arbitrariamente no caixa da empresa.

Para definir melhor o seu pró-labore, conheça mais sobre os tipos de empresa e suas tributações em nosso artigo: Conheça os tipos de empresas e defina qual se encaixará melhor em seu negócio.

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *