aprenda sobre sociedades empresariais em empreendimentos

Sociedades empresariais: conheça suas vantagens e desvantagens

De uma forma genérica, empreender apresenta dois caminhos possíveis: ser um empreendedor solitário ou se reunir com outros empreendedores, formando uma sociedade. Particularmente no caso dos pequenos negócios, a opção por seguir um caminho solitário é mais comum, mas quando existe o desejo de expandir a empresa, as sociedades empresariais aparecem como uma alternativa interessante.

A seguir, faremos uma análise das vantagens e desvantagens dessa segunda opção para te ajudar a decidir qual a sua melhor escolha!

Vantagens das sociedades empresariais

Falando de um modo sintético, as vantagens das sociedades empresariais consistem principalmente em aspectos que agregam valor ao negócio. Isto é, não se pode negar que o estabelecimento de parcerias enriquece o empreendimento e, consequentemente, pode contribuir para a sua expansão. Podemos destacar os seguintes benefícios de uma sociedade:

Divisão e ampliação dos investimentos na empresa

Você não precisará lidar sozinho com o investimento na empresa para que ela cresça. Isso significa que suas possibilidades de expansão poderão ser ampliadas, uma vez que outros também realizarão esses investimentos. Além disso, a redução desse encargo poderá permitir que você usufrua mais dos benefícios do seu negócio.

Divisão de responsabilidades administrativas

Outro fator que será amenizado para você são as responsabilidades administrativas, que poderão ser divididas com outras pessoas. A pressão dessas responsabilidades, nesse sentido, será menor por um lado, e por outro lado, você também será responsável pelos outros.

Distribuição de tarefas e redução da carga de trabalho

Quando você opta pelo caminho solitário em um empreendimento, tem que fazer tudo sozinho e nem sempre essas tarefas são menores do que a de qualquer outro tipo de empresa. Uma vez que você tenha sócios, essas funções poderão ser distribuídas, o que além de reduzir sua carga de trabalho, ainda possibilita maior qualidade na execução das tarefas, devido a maior concentração em atividades específicas.

Enriquecimento de ideias e soluções

O potencial criativo da sua empresa para lidar com problemas ou se engajar no crescimento será beneficiado por uma maior gama de ideias e propostas, envolvendo diferentes experiências e conhecimentos.

Desvantagens das sociedades empresariais

No que se refere às desvantagens das sociedades empresariais, você poderá observar que são questões passíveis de manejo ou que podem ser compensadas pelas vantagens. Confira:

Divisão de lucros

Naturalmente, se os sócios também investem tempo e dinheiro na empresa, participarão dos lucros. Contudo, considerando que a empresa recebe mais investimento e aumenta suas possibilidades de crescimento, se isso será realmente uma desvantagem é algo a ser calculado.

Dificuldades no relacionamento entre os sócios

O manejo de relações interpessoais pode ser uma das principais questões problemáticas em uma sociedade. Se não houver sincronia, diálogo e respeito entre os sócios, a empresa ficará travada por causa de conflitos pessoais.

Dissolução da sociedade

A dissolução das sociedades empresariais pode trazer vários problemas para o negócio se suas condições não estiverem bem definidas. Portanto, é um fator que deve ficar bem estabelecido no contrato social, de modo a reduzir os danos dessa possibilidade para a empresa.

O que irá definir de fato se a sua melhor alternativa está em uma sociedade ou no caminho solitário depende, principalmente, de como você prefere trabalhar e, caso opte pela sociedade, pelo cuidado na escolha dos sócios.

Uma sociedade sempre poderá ser bem-sucedida e ter seus reflexos benéficos na empresa se houver afinidade, confiança, respeito e escuta entre os associados. Qual opção você acredita que é mais interessante? Conte sobre sua percepção nos comentários!

share post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *